MOTIVAÇÃO: CONTRIBUIÇÕES DA PSICOPEDAGOGIA NO CONTEXTO ESCOLAR

Denise Maria CAVENAGHI, Lucinda Andréa Goulart de OLIVEIRA

Resumo


influenciar o desempenho dos alunos no processo ensino-aprendizagem. Na Teoria da Autodeterminação a motivação ocorreria em um continuun de internalizações de autorregulação do comportamento, partindo da desmotivação para a motivação extrínseca culminando o processo com a motivação intrínseca. Na Teoria de Metas de Realização, enfoca-se que a meta aprender é superior à meta performance em relação à motivação no processo de aprendizagem. As expectativas positivas de sucesso estudadas pela Teoria da Autoeficácia elevam a motivação. Na Teoria da Atribuição Causal, as crenças sobre as causas dos eventos influenciam de maneira positiva ou negativa a motivação. A intervenção psicopedagógica junto à equipe escolar pode contribuir com a promoção da motivação no processo de ensino e aprendizagem. Este artigo enfocará uma breve revisão bibliográfica segundo os principais autores da área, enfocando a motivação do aluno no Ensino Fundamental I e o processo de aprendizagem, envolvendo a contribuição da atuação psicopedagógica no contexto escolar.

Palavras-chave


Motivação. Aluno. Psicopedagogia.

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