TRANSTORNOS DE APRENDIZAGEM: PREJUÍZOS COGNITIVOS PÓS-TRAUMÁTICOS

Priscila dos Santos Carvalho, Maria Teresa R. Trinanes

Resumo


Este artigo é um estudo que trata da recuperação cognitiva após a decorrência de um trauma (acidente) na infância. São encontrados prejuízos cognitivos, como a perda de memória e atenção, funções cognitivas necessárias. A deficiência destas afetam a aprendizagem da criança na escola. A metodologia utilizada é a revisão bibliográfica de autores como Fonseca (1995), Mantoan (2003), González (2007), que sugerem caminhos a serem percorridos para que o estudante desfrute de uma boa recuperação escolar, pois, quando volta às suas atividades rotineiras e escolares, após um longo período fora da escola, precisará de apoio. Estes transtornos de aprendizagem levarão a criança a percorrer caminhos trabalhosos? Diante da proposta de Educação Inclusiva que está posta nas escolas brasileiras, entretanto, a criança não estará sozinha, pois contará com o suporte de sua família e da escola, que, ultimamente, vem desenvolvendo recursos adaptativos possíveis no sentido de auxiliar para que a recuperação cognitiva seja minimizada, promovendo sua autoestima e uma escolarização plena e digna.


Palavras-chave


Prejuízos cognitivos; Família.;Educação inclusiva

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Referências


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