Editorial

Samantha Lodi-Corrêa

Resumo


Essa é a 21ª edição do Caderno de Estudos e Pesquisas: FOCO, uma publicação das Faculdades Integradas Maria Imaculada (FIMI). Nossas publicações vinculam-se às áreas de Arquitetura; Biomedicina; Engenharia Civil; Engenharia Mecânica; Estética, Farmácia; História; Letras; Pedagogia; Química Industrial e Educação Física. Nesta edição contamos com a publicação de seis artigos.

O primeiro artigo PRODUÇÃO E ESTUDO DA EFICIÊNCIA DE UM BIOFERTILIZANTE À BASE DE RESÍDUOS ORGÂNICOS NO CULTIVO DE LACTUCA SATIVA foi uma pesquisa efetivada por OLIVEIRA, Flávio Aparecido de; DELLAVAL, Júlia Barranco e MORETTO, Aloísia Laura. Usados para nutrição de plantas, os fertilizantes podem ser sintéticos, naturais, orgânicos e minerais. Os biofertilizantes produzem menos resíduos, pois reutilizam materiais orgânicos que a princípio seriam descartados. O objetivo do trabalho foi produzir e analisar um biofertilizante à base de cascas de banana e café e borra de café comparando sua eficiência a de um fertilizante industrializado. Também foi avaliada a correção do solo onde o biofertilizante foi aplicado utilizando cascas de ovos de galinha. Foram realizadas análises periódicas em três canteiros diferentes para avaliar o pH do solo, diâmetro da cabeça da alface, e massa da raiz seca e úmida.

O segundo artigo, FREQUÊNCIA DE CASOS DE SÍFILIS NO MUNICÍPIO DE MOGI GUAÇU/SP no período de 2014 a 2016 foi um estudo realizado por RAMALHO, Bárbara Glenda e OLIVEIRA, Ildamara Canoa de. Considerando estudos sobre sífilis, uma doença infectocontagiosa, sexualmente transmissível, causada pela bactéria Treponema pallidum, que pode acometer vários órgãos e o sistema nervoso se não diagnosticada e tratada precocemente. O objetivo do trabalho foi verificar a frequência de casos de sífilis no período de 2014 a 2016, com variáveis da pesquisa relacionadas à faixa etária e sexo. Os dados utilizados foram coletados da Vigilância Epidemiológica da cidade de Mogi Guaçu/SP e as análises são do período de janeiro de 2014 a dezembro de 2016. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima mais de um milhão de casos de infecções sexualmente transmissíveis no mundo, por dia e a sífilis ainda é um grande problema de saúde pública nos dias atuais.

 

O terceiro artigo é FREQUÊNCIA DE CASOS DE TOXOPLASMOSE EM PACIENTES ATENDIDOS PELO SUS NO MUNICÍPIO DE MOGI GUAÇU – SP uma pesquisa desenvolvida por SCHIAVI, Kleciane; MARINI, Danielly Cristine e ZUIM, Nádia Regina Borim. Com objetivo de verificar a frequência de casos de pacientes com resultado de toxoplasmose, atendidos pelo SUS no município de Mogi Guaçu/SP, no laboratório do Hospital Municipal. Foram analisados 3343 prontuários de pacientes que realizaram exames no período de 2015 a 2016, sendo anotadas a faixa etária, sexo do paciente, os valores de IgM, IgG e avidez. A toxoplasmose é uma doença infecciosa causada pelo protozoário Toxoplasma gondii e frequentemente não apresenta sintomas, sendo transmitida por consumo de verduras e frutas contaminadas com oocistos, carne malcozida ou crua, transmissão transplacentária e até mesmo por transplantes de órgãos que estejam infectados por cistos.

O quarto artigo, TRATAMENTO DE ESGOTO POR MEIO DE FILTRO ANAERÓBIO NO BAIRRO SÃO JOSÉ II, ESTIVA GERBI – SP foi um trabalho de ALEGRE, Amanda Karina; SAKAIDA, Gustavo Augusto Barbino e LEME, Mariane Alves de Godoy. O saneamento é de extrema importância considerando-se aspectos sociais, econômicos e ambientais de um país. O esgoto sanitário é um dos principais causadores de degradação da saúde humana e ambiental, por isso requer cuidado. Com objetivo de analisar parâmetros físico-químicos e biológicos de amostras de esgoto bruto e esgoto tratado de um sistema compacto de tratamento de esgotos domésticos do tipo tanque anaeróbio instalado em um bairro do Município de Estiva Gerbi – SP, os pesquisadores buscaram verificar sua eficácia.

O quinto artigo análise DO uso DE antimicrobianos em pacientes atendidos em uma farmácia do munícipio de estiva gerbi-SP é de autoria de RODRIGUES JUNIOR, Robson; ZUIM, Nádia Regina Borim e MARINI, Danielly Cristine teve como objetivo avaliar o uso racional de antimicrobianos em pacientes de uma farmácia e o descarte desses antimicrobianos. Para isso um questionário com perguntas abertas e fechadas foi aplicado para 100 pessoas, pois há uma preocupação em relação ao uso racional de medicamentos, pois há elementos contribuem para o aumento da resistência bacteriana.

O sexto artigo, inaugurou na revista a participação de uma editora de seção na área de educação para manter uma avaliação cega entre os pares, assim, apresenta-se A CONSCIÊNCIA DO PODER DA LUDICIDADE EM TRANSFORMAR A APRENDIZAGEM EM ALGO SIGNIFICATIVO, pesquisa feita por BRUNELLI, Letícia Faria e LODI-CORRÊA, Samantha. Com objetivo de investigar a presença da Ludicidade nos anos iniciais do Ensino Fundamental, o estudo defende que o lúdico dos jogos e das brincadeiras, que, ao ser utilizado de forma planejada e com intencionalidade pedagógica, como um recurso de suma importância ao aprendizado, crescimento e desenvolvimento pleno e integral das crianças, deveria ser mais explorado e valorizado no espaço escolar. O trabalho contou com aplicação de questionário semiestruturado aplicado à algumas professoras do ensino fundamental I.

 

Boa leitura!

 

Samantha Lodi-Corrêa

Editora


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2022 FOCO: caderno de estudos e pesquisas