Editorial

Samantha Lodi-Corrêa

Resumo


Essa é a 20ª edição do Caderno de Estudos e Pesquisas: FOCO, uma publicação das Faculdades Integradas Maria Imaculada (FIMI). Nossas publicações vinculam-se às áreas de Arquitetura; Biomedicina; Engenharia Civil; Engenharia Mecânica; Estética, Farmácia; História; Letras; Pedagogia; Química Industrial e Educação Física.

Nesta edição temos seis artigos, mas dois destes artigos vêm com a lembrança especial do nosso querido professor Dr. Rafael Maldonado, que infelizmente nos deixou em 3 de abril de 2021, em decorrência de complicações causadas pela Covid – 19.  Sempre querido entre os e as colegas de trabalho, admirado pelas alunas e pelos alunos, fez amigas e amigos que sempre o levarão em seus corações.

O primeiro artigo da edição é APLICAÇÃO DO SISTEMA DE RECUPERAÇÃO DE LEVEDURAS NA PRODUÇÃO DO VINHO DE MANGA é de autoria de CARDOSO, Elessandra de Souza; MUSTO, Matheus da Silva; DEZIDERIO, Marcela Aparecida; MALDONADO, Rafael Resende. Com objetivo de estudar o processo de produção de vinho pelo sistema de reaproveitamento de leveduras em ciclos sucessivos de fermentação, os autores analisaram a qualidade do vinho produzido a cada ciclo de fermentação e também aplicaram a reutilização de levedura como forma de economia no processo. O vinho de manga é uma bebida alcoólica produzida da fermentação da fruta, no qual ocorre o consumo do açúcar da fruta por leveduras, formando etanol e gás carbônico.

O segundo artigo, ESTUDO DA FERMENTAÇÃO DE EXTRATOS VEGETAIS UTILIZANDO KEFIR DE ÁGUA, dos pesquisadores MARIA, Tamiris Cristine; RODRIGUES, Lucas Oliveira; DEZIDERIO, Marcela Aparecida; MALDONADO, Rafael Resende demonstra sua preocupação com o consumo de alimentos funcionais, como os probióticos, que têm sido uma forte tendência na indústria alimentícia. O objetivo deste estudo foi avaliar a fermentação de extratos vegetais (amêndoas, arroz, aveia, castanha do Brasil, coco e soja) fermentados por Kefir de água para produção de bebida probióticas não láctea. As bebidas As bebidas foram caracterizadas quanto às propriedades físico-químicas, fermentativas e microbiológicas.

O terceiro artigo é análise da concepção do farmacêutico sobre farmácia estabelecimento de saúde e as dificuldades de implantaÇÃO dos autores Angeloti, Paulo Sergio; ZUIM, Nádia Regina Borim; MARINI, Danielly Cristine e aborda a profissão farmacêutica e os debates do período da redemocratização sobre Atenção e Assistência Farmacêutica, devido ao alto consumo de medicamentos. A pesquisa envolveu 100 farmacêuticos, com objetivo de analisar o perfil sócio econômico, descrever como o profissional se vê inserido no campo de saúde e analisar de forma coesa as dificuldades que ele possui para implantar e transformar a farmácia em um estabelecimento de saúde, principalmente no que se refere aos benefícios a serem oferecidos.

O quarto artigo, AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA RELACIONADA À SAÚDE EM PACIENTES COM CÂNCER DE PRÓSTATA de autoria de ALSELMO, Flávia Cipriano; FERNANDES, Camila Stéfani Estancial e teve como objetivo avaliar a qualidade de vida relacionada à saúde (QVRS)  em pacientes com diagnóstico de câncer de próstata tratados em um hospital público no município de Mogi Guaçu-SP. A coleta de dados, de uma população estudada de 44 homens, foi realizada por meio de dois questionários, o primeiro avaliou os aspectos demográficos e socioeconômicos e o segundo analisou a QVRS por meio do questionário específico para pacientes com câncer - European Organization for Researchand Treatment of Cancer Qualityof Life Questionnaire “Core” 30 itens (EORTC QLQ-C30). 

O quinto artigo PLANEJAMENTO DE OBRAS NA CONSTRUÇÃO CIVIL CORPORATIVA foi um trabalho realidade por BARROS, Ana Amélia; COSTA, Gustavo Paulini; RENTIN, Wando Roberto.  O trabalho é um estudo de caso com o objetivo de analisar a obra de ampliação da ACIMG (Associação Comercial e Industrial de Mogi Guaçu), por meio de comparativos de teoria de autores renomados do processo de planejamento e execução prática do planejado versus o realizado, que possibilitou a identificação de agentes impactantes. Utilizando conceitos teóricos e práticos aplicados nesses impactos, acredita-se que seria possível numa redução significativa do tempo de execução.

O sexto artigo, AVALIAÇÃO DAS PRESCRIÇÕES DE MEDICAMENTOS PARA TRATAMENTO DA HIPERTENSÃO ARTERIAL E DIABETES MELLITUS ATENDIDOS NO PROGRAMA FARMÁCIA POPULAR DO BRASIL EM UMA DROGARIA NO MUNICÍPIO DE SANTO ANTÔNIO DE POSSE-SP, foi um trabalho realizado por SANTOS, Fábio Aparecido; ZUIM, Nádia Regina Borim; MARINI, Danielly Cristine. Com o objetivo do trabalho foi avaliar as prescrições médicas de hipertensos e diabéticos atendidos pelo Programa Farmácia Popular do Brasil, verificando a ocorrência de interações, associações e prescrições inadequadas de medicamentos nas prescrições. Em um estudo realizado em uma drogaria localizada em Santo Antônio de Posse no período de fevereiro a junho de 2017, no qual foram estudados 80 participantes.

 

 

Boa leitura!

 

Samantha Lodi-Corrêa

Editora

 

 

 


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2022 FOCO: caderno de estudos e pesquisas