Editorial

Samantha Lodi-Corrêa

Resumo


Editorial

 

            Esta é a 10ª edição de FOCO: Caderno de Estudos e Pesquisas, uma publicação das Faculdades Integradas Maria Imaculada (FIMI). Sempre com intuito de divulgar os trabalhos realizados nas áreas que envolvem Pedagogia, Letras, Ciências com habilitação em: Biologia, Matemática e Química, Engenharia Civil, Farmácia, História, Química Industrial, Biomedicina e Estética.

Os artigos que compõem a presente edição são todos de autoria de ex-discentes das Faculdades Integradas Maria Imaculada, sob orientação de docentes que trabalharam em parceria. Os assuntos abordados situam-se entre a área de saúde e educação.

O primeiro artigo, Análises das interações medicamentosas de agentes hipertensivos em receituários médicos,de autoria de PEREIRA, Karoline de Sousa; SILVA, Leandro de Oliveira, aborda a hipertensão arterial (HA) e a importância da adesão ao tratamento medicamentoso ao paciente. Com análise de duzentas prescrições médicas, encontraram 24% das receitas com interações medicamentosas. Importante tema na farmacologia, as interações medicamentosas devem ser consideradas para evitar que o paciente sofra irregularidade no seu tratamento farmacológico para a hipertensão arterial e evitar possíveis reações adversas ocorridas por essas interações.

            O segundo artigo, Uso abusivo de anabolizantes e suplementos por praticantes de musculação em academias da cidade de Mogi Guaçu – SP, redigido por SIMÕES, Vanessa A. Rodrigues; FAVERO, Fabrício de Faveri. Os esteroides anabólicos androgênicos (EAA) são substâncias sintetizadas a partir da testosterona e são usados na medicina há pelo menos cinco décadas no tratamento de doenças, onde há um balanço proteico negativo. Atuando como reguladores da massa muscular, buscam aumentar a performance durante o treino ou melhorar a aparência. Usados por muitos sem prescrição médica e de forma abusiva podem prejudicar a saúde. Através de questionário sem identificação, depositados em urnas lacradas, voluntários responderam em sua maioria que desejavam melhorar a estética. Vale conhecer o perfil traçado por esta pesquisa.

            O terceiro artigo intitulado QUALIDADE DE VIDA EM PACIENTES COM OSTEOPOROSE de autoria de RICCI, Simone Damião; FERNANDES, Camila Stefani Estancial, elucida o leitor sobre osteoporose, uma doença que afeta os ossos de uma maneira geral, causando perda da massa óssea.  Esta é uma doença lenta que afeta mais comumente as mulheres, podendo ocorrer em homens, ou associadas a outras doenças em uma idade mais precoce. Utilizando-se de entrevistas, caracterizaram o perfil dos entrevistados e identificaram os medicamentos indicados ao tratamento da doença, além de focar na qualidade de vida destes pacientes, que sofrem com dores.

            O artigo quarto de nossa edição é APLICAÇÃO DE BIOFILME COMESTÍVEL EM MAÇÃS MINIMAMENTE PROCESSADAS ARMAZENADAS SOB REFRIGERAÇÃO dos pesquisadores CASTILHO, Thiago Gozzoli; BRANDANI, Maurício Thenório; DEZIDERIO, Marcela Aparecida; AGUIAR-OLIVEIRA, Elizama; KAMIMURA, Eliana Setsuko; MALDONADO, Rafael Resende. Os alimentos minimamente processados crescem no mercado alimentício por sua semelhança com os in natura e também em relação às facilidades de preparo e armazenamento. Porém, são os alimentos que podem apresentar maiores problemas de deterioração química, enzimática e/ou microbiológica. A aplicação de biofilme comestível pode ser uma alternativa para preservar os vegetais por maior tempo, de acordo com trabalho realizado.

            O artigo quinto tics NA eti: DEFICIÊNCIA VISUAL E A PERCEPÇÃO DE PROFESSORES, de TRIÑANES, Maria Terêsa R, proporciona um estudo das Tecnologias de Informação e de Comunicação (TICs), asseguradas pela Secretaria de Educação Básica, como ferramentas de acesso à comunicação ao aluno que apresenta deficiência visual (DV). Para que o aluno acompanhe o ensino regular, fazendo valer seu direito, ainda há o complemento pelo Atendimento Educacional Especializado (AEE) com orientações técnicas sobre as mídias para alunos com DV. Assim, busca-se refletir sobre a percepção docente que retira este aluno da sala de aula comum para desfrutar das TICs adaptadas à sua especificidade.

O último artigo, Educação para Transformação Social: Entre o Projeto Âncora e Projeto Araribá, com autoria de POSSEBON, Alessandra, é uma reflexão crítica sobre a história da educação brasileira. Diante de uma realidade problemática da educação nacional, busca-seuma escola que rompa com a lógica do capital, valorizando o diálogo e o questionamento, por isso, duas propostas de educação alternativa atuais foram estudadas: Projeto Araribá (Ubatuba-SP) e Projeto Âncora (Cotia-SP) na perspectiva de práticas educacionais mais libertadoras.

 

            Uma boa leitura!

 

Samantha Lodi

 


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 FOCO: caderno de estudos e pesquisas