Editorial

Samantha Lodi-Corrêa

Resumo


Apresentamos a 9ª edição de FOCO: Caderno de Estudos e Pesquisas, uma publicação das Faculdades Integradas Maria Imaculada (FIMI). Em um trabalho conjunto o Caderno Foco tem como meta para 2017 colocar em dia todos os seus números. Dessa forma, lançamos a sequência das edições até a atualização completa do periódico.

            O primeiro artigo O teatro do oprimido como educação social de autoria de Sidinei de Araujo Lemes e Marcelo Rocha Campos foi produzido durante o curso de pós-graduação em História Social das FIMI. Revisitando o Teatro do Oprimido e avaliando a prática apresentada por Augusto Boal os autores identificam uma possibilidade à educação social podendo ser uma importante ferramenta para educação.

            O artigo Qualidade de vida do paciente portador de osteoporose de autoria de Roseli Donizete Souza e Danyelle Cristine Marini de Morais é o segundo da edição. Pensando na qualidade de vida dos pacientes com osteoporose, entrevistaram 28 clientes maiores de 18 anos de uma farmácia de Itapira-SP. O impacto da doença na qualidade de vida é significativo, principalmente em mulheres, hábitos saudáveis de vida também interferem.

            O terceiro artigo intitulado Controle do uso de antimicrobianos no contexto atual em uma população de município de Mogi Guaçu - SP de autoria de Jéssica Elaine Dias Elisiario e Danyelle Cristine Marini teve como objetivo avaliar quais foram as implicações na aquisição dos antimicrobianos por parte da sociedade. Para a pesquisa foram entrevistados 100 moradores do bairro Zaniboni de Mogi Guaçu - SP para detectar o tipo de infecção tratada e qual profissional havia prescrito tais medicamentos.

            O artigo quarto de nossa edição Farmácia caseira e o descarte de medicamentos de moradores da cidade de Itapira - SP foi realizado por Eliton da Silva Oliveira e Danyelle Cristine Marini de Morais procurou avaliar os prós e os contras do armazenamento de fármacos em casa. A pesquisa feita com clientes de uma drogaria de Itapira por meio de questionários, também se preocupou com a conscientização dos entrevistados, uma vez que 90% dos participantes possuíam medicamentos em casa.

            O artigo número cinco de autoria de Aldo Barbosa da Silva e Renata de Faria Rocha Furigo é intitulado Proposta de implantação de usina de reciclagem de resíduos da construção em conformidade com normas de segurança do trabalho no município e Mogi Guaçu. Considerando o aumento do volume de resíduos gerados pela construção civil os autores trabalharam com possibilidades de redução do impacto com a proposta de reduzir, reutilizar, reaproveitar e transformar ações de acordo com legislação vigente.

            O último artigo Análise de cápsulas de captopril manipuladas em farmácia de manipulação de Priscila Cristina Mazon Amâncio Hipólito, Danyelle Cristine Marini de Morais e Leandro de Oliveira Silva teve o objetivo de avaliar a qualidade das cápsulas de captopril de uma farmácia de manipulação da cidade de Mogi Mirim e verificar a adequação à Resolução da Diretoria Colegiada nº 67 de 2007 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária e da Farmacopeia Brasileira.

            Uma boa leitura!

 

Samantha Lodi

 


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 FOCO: caderno de estudos e pesquisas