DIMENSIONAMENTO DE VERGA E CONTRAVERGA

Leandro Freitas Santos, Wando Roberto Trentin

Resumo


É comum encontrar nas elevações da alvenaria as chamadas interrupções, que são em síntese, as aberturas para execução das instalações de portas e janelas, que causam grande interferência no processo de execução. Essas aberturas, em determinadas situações, influenciam no fluxo de tensões, contribuindo para grande concentração nos cantos e diante disso, percebe-se a necessidade de um componente construtivo para evitar fissuras. Os componentes verga e contraverga, geralmente não são calculados e têm como função a distribuição das cargas de maneira uniforme sobre as aberturas, evitando o surgimento de fissuras. Existem inúmeras proporções de dimensionamento e métodos para construção, sendo comum considerar como uma viga bi apoiada. Para construção de verga e contraverga existe uma diferença entre os apoios (comprimento): a carga atuante no elemento verga, obtém uma absorção de tensão por uma área triangular e já a contraverga obtém uma carga da reação da verga. Estes componentes podem ser padronizados para comercialização em vãos habituais, proporcionando ótima qualidade e eficiência na distribuição das cargas. Nesse contexto, o trabalho proporcionou uma análise a verga e contraverga em seus aspectos mecânicos, além de suas dimensões e geometria, contribuindo assim para um melhor entendimento sobre a reações de sua carga. Com os resultados obtidos é possível a padronização da construção de vergas e contravergas com a finalidade de torná-los elementos comerciais.


Palavras-chave


Verga e Contraverga. Patologia. Dimensionamento.

Texto completo:

PDF686

Referências


ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS - NBR 10837- Cálculo de alvenaria estrutural de blocos vazados de concreto. Rio de Janeiro. 1989.

BASTOS, S.S.P. Flexão normal simples. Departamento de engenharia civil – Universidade estadual paulista, Bauru, 2015.

BORGES, A.C. Prática das pequenas construções. 9.ed. rev. ampl. São Paulo: Blucher, 2009.

CAIXA ECONÔMICA FEDERAL. SINAPI – Índice da Construção Civil. Brasil. Governo Federal. Disponível em: http://www1.caixa.gov. br/gov/gov_social/municipal/ programa_des_urbano/SINAPI/index.asp. Acesso em: 23 fev. 2020.

CASSOTI, D.E. Causas e recuperação de fissuras em alvenaria. Orientador: André Penteado Tramontin. 34f. Itatiba, 2007. Trabalho de conclusão de curso (engenharia civil) –Universidade de são Francisco, Itatiba,2007.

CHAVES, N.F.P.M. Análise e diagnóstico de trincas e fissurações em edificações: estudo de caso em residência na cidade de Cardoso Moreira, RJ. Orientador: Jorge Antônio da Cunha Oliveira. 2017. 35f. Conclusão de curso pós-graduação (Lato Sensu em projeto) – Instituto CEUB de pesquisa e desenvolvimento, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2017.

LORDSLEEM JÚNIOR, A. C. Execução e inspeção de alvenaria racionalizada. São Paulo: O nome da rosa, 2001.

MAMEDE, F. C. Utilização de Pré-Moldado em Edifício de Alvenaria Estrutural. Orientador: Márcio Roberto Silva Corrêa. 2001. 187f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Estrutural) – Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo, São Carlos, 2001.

MASUERO, A.B.; DAL MOLIN, D.C.C.; AZAMBUJA, J. A.; BONIN, L.C. Elemento

Integrado de Construção. Depositante: Angela Borges Masuero, Denise

Carpena Coitinho Dal Molin, José Alberto Azambuja, Luis Carlos Bonin. MU

-0U2. Depósito: 15 maio 2010. Concessão: 04 dez. 2012.

MAZZUCCO, M.D. Comparativo entre diferente tipos de contravergas a partir de ensaios de resistência a flexão a quatro pontos. Orientador: Jakson Fábio Bitencourt. 2014. 16f. Trabalho de conclusão de curso. – Universidade do Extremo Sul Catarinense, santa Catarina, 2014.

NACIMENTO NETO, J. A. Estudos de painéis com abertura constituído por abertura estrutural de blocos. Orientador: Márcio Roberto Silva Corrêa. 2003. 327f. dissertação (Doutorado em engenharia de estruturas) – Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo, São Carlos, 2003.

PARSEKIAN, G.A; HAMID, A.A; DRYSDALE, R.D. Comportamento e dimensionamento de alvenaria estrutural. 2. ed. São Carlos: EduFSCar, 2013.

REZENDE, F.M. Estudo do comportamento mecânico de vergas armadas com treliça planas em alvenaria estrutural. Orientador: Eduardo Rizzatti. 2012. 102f. dissertação (mestrado concentração em construção civil e preservação ambiental) –Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS,2012.

SAMPAIO, M. B. Fissuras em edifício residencial em alvenaria estrutural. Orientador: Márcio Antônio Ramalho. 2010. 122f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Estrutural) – Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo, São Carlos, 2010.

THOMAZ, E. et al. Alvenaria de vedação em bloco cerâmico. São Paulo: câmara brasileira do livro, 2009.

THOMAZ, E; HELENE, P. Qualidade no projeto e na execução de alvenaria estrutural e de alvenaria de vedação em edifício. Escola politécnica da universidade de são Paulo, BT/PCC/252,2000.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2024 FOCO: caderno de estudos e pesquisas