ANÁLISE DO USO DE ANTIMICROBIANOS EM PACIENTES ATENDIDOS EM UMA FARMÁCIA DO MUNÍCIPIO DE ESTIVA GERBI-SP

Robson Rodrigues Junior, Nadia Regina Borim Zuim, Danyelle Cristine Marini

Resumo


O descobrimento dos antibióticos foi um grande avanço para a aplicação terapêutica, eles são importantes na redução da morbidade e mortalidade de doenças infecciosas. Uma das principais preocupações com o uso racional de medicamentos é a utilização de antimicrobianos, pois alguns elementos contribuem para o aumento da resistência bacteriana. Os problemas motivaram a Agencia Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) a publicar a Resolução n° 20 de 5 de maio de 2011.Diante desse cenário o farmacêutico é peça fundamental para o uso racional desses medicamentos por meio da orientação na dispensação.O presente estudo teve como objetivo avaliar esses aspectos bem como o consumo e descarte desses antimicrobianos por meio de um questionário com perguntas abertas e fechadas. Após aprovação pelo Comitê de Ética em Pesquisa e Resolução 466 de 12 de dezembro de 2012 do Conselho Nacional de Saúde, foram entrevistados 100 pessoas do município de Estiva Gerbi-SP. Os resultados mostraram que a população em sua maioria adquire esses medicamentos com prescrição, os mais prescritos foram as Cefalosporinas de 1°geração 28%. Desses entrevistados 72% adquiriram o medicamento em farmácia comercial,Nesse contexto, destaca-se a importância para o uso racional de antimicrobianos e capacitação multiprofissional.


Palavras-chave


Uso racional de medicamento; Assistência Farmacêutica; Resistência bacteriana; Antimicrobianos.

Texto completo:

PDF

Referências


ÁLVARES, A. Antibióticos: uso abusivo x uso racional. Pharmacia Brasileira, Brasília, p.51-52, 2009.

BRASIL. Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo. Antimicrobianos. Projeto Farmácia Estabelecimento de Saúde: Fascículo VI. Brasília, 2011.

BRUNTON, L.L., et al. Goodman & Gilman: As bases Farmacológicas da Terapêutica. 11. ed. Rio de Janeiro: Mc Graw Hill, p. 983 – 1052, 2003.

CALDEIRA, L. et al. Monitorização do consumo de antibióticos nos serviços de cirurgia e de ortopedia de seis hospitais SA. Acta Médica Portuguesa. Revista Cientifica da Ordem dos Médicos, n.19, p.55-66, 2006.

CONCEIÇÃO, S.; MORAIS, D.C.M.de. Automedicação com antibiótico em estabelecimento farmacêutico do município de Mogi Mirim, SP, Brasil. Revista Foco,n.3, p. 23-34,2012.

FARIAS,A.P.deF.; MORAIS, D.C. Avaliação do uso de antimicrobianos a partir de prescrições médicas em unidades de saúde da família. João Pessoa-PB, 2013.

FEITOSA, F.P.J. O perfil do farmacêutico n controle do uso racional de antibióticos. Escola de Saúde Pública do Ceará. Curso de Especialização em Assistência Farmacêutica. Monografia apresentada para obtenção do título de especialista em Assistência Farmacêutica. Ceará, 2006.

FERREIRA, W.; SILVA, J.H.M.; PASCHOAL, L.R. Aspecto da automedicação na sociedade brasileira: fatores sociais e políticos. Infarma, Brasília, v.21, n. 7/8, p. 46-50, 2009.

FONSECA, A.L. Interações medicamentosas, 4.ed. São Paulo: EPUB, 2008

FOROUZANFAR, et al ; Prevalência do tabagismo e carga de doenças atribuíveis em 195 países e territórios, 1990-2015: uma análise sistemática do estudo GlobalBurden of Disease Study, 2015

HAUSER, A. R. Antibiótico na Pratica Clínica. Porto Alegre: Artmed, p.111, 2009.

LOYOLA FILHO, A.I.de; UCHOA, E.; GUERRA, H.L. et al. Prevalência e fatores associados á automedicação: resultado do projeto Bambuí. Revista Saúde Pública, São Paulo, v.36, n. 1, p. 55-62, 2002.

NICOLINI, P. et al. Fatores relacionados à prescrição médica de antibióticos em farmácia pública da região Oeste da cidade de São Paulo, RevistaCiências & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, n.13, 2008.

OLIVEIRA, K.R. et al. Uso racional de antibiótico: responsabilidade de prescritores, usuários e dispensadores. Revista Contexto & Saúde, v.9, n.18, p.43-51, 2010.

REVISTA DO FARMACÊUTICO. Antibióticos. Publicação do Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo, N.13, 2011.

SCHENKEL, E. et al. Cuidados com os medicamentos. 5. ed. rev. Florianópolis: Ed. da UFSC, 2012.

VIEIRA, P.A.P. Estudo do perfil de consumo de anti-inflamatório não esteroidais isentos de prescrição. Trabalho de conclusão de curso para obtenção de título de bacharel em Farmácia. Faculdades Integradas Maria Imaculada. Mogi Guaçu, 2014

VILARINO, J.F.; SOARES, I.C.; SILVERIRA, C.M.; RODEL, A.P.P.; BORTOLI, R.; LEMOS, R.R. Perfil da automedicação em Município do Sul do Brasil. Revista de Saúde Pública, São Paulo, v.32, n.1, p. 43-49, 1998.

WANNMACHER, L. Uso indiscriminado de antimicrobianos e resistência microbiana:uma guerra perdida?. Uso racional de medicamentos: temas selecionados. Brasília, v.1, n.4, p.1-6,2004.

WEBER, B.R. et al. Analise dos medicamentos e interações potenciais em prescrições contendo antimicrobianos dispensados em uma farmácia comunitária de Ijuí/RS.Revista de Epidemiologia e Controle de Infecção, Rio Grande do Sul, v.2, N.4, 2012.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2022 FOCO: caderno de estudos e pesquisas