IMPLEMENTAÇÃO COMPUTACIONAL PARA CÁLCULO ESTRUTURAL EM VIGAS

Tiago Puggina Barbosa, Robson Alexandre de Lima, Wando Roberto Trentin

Resumo


No presente trabalho descreve-se a criação e desenvolvimento de um arquivo eletrônico contendo um algoritmo capaz de efetuar cálculos estruturais de esforços atuantes e dimensionamento da área de aço em vigas, de forma que estruturas de concreto armado se mantenham em equilíbrio. A escolha por esse assunto se deu com o intuito de auxiliar estudantes e recém-formados a entenderem e realizarem cálculos de maior complexidade de maneira mais rápida e didática. Para tanto, entendeu-se que a utilização da tecnologia na forma de uma implementação computacional de cálculo seria um ótimo meio de fortalecer o aprendizado. Para a execução dos cálculos de esforços adotou-se como base o método dos deslocamentos, por se tratar de um procedimento amplamente utilizado e de fácil adequação às linguagens computacionais. Esse desenvolvimento ocorreu utilizando-se o Microsoft Excel, um software bastante presente no mercado e que possui as características necessárias e suficientes para a atividade. Tendo em vista as inúmeras possibilidades relacionadas ao assunto e a necessidade de restrição do escopo, optou-se por trabalhar com vigas de concreto armado em situações específicas, como, apoio de primeiro ou segundo gênero e carregamentos distribuídos. A interface foi desenvolvida visando facilitar não só a análise dos resultados, mas também promover o entendimento dos cálculos, exibindo todas as equações utilizadas. Para validação dos resultados de cálculo e gráficos, foram realizadas comparações com os softwares Ftool na análise das reações, e Eberick no dimensionamento da área de aço. Os resultados foram satisfatórios fazendo do algoritmo, uma opção viável para pré-dimensionamentos e para uso com fins didáticos.

Palavras-chave


Cálculo Estrutural; Dimensionamento de Vigas; Método dos deslocamentos

Texto completo:

PDF

Referências


ABNT–Associação Brasileira de Normas Técnicas. NBR 6118:2014 - Projeto de estruturas de concreto - Procedimento. Segunda edição. Rio de Janeiro, 2014.

ALMEIDA, LUIZ CARLOS DE. Solicitações normais: Cálculo no estado limite último - Notas de aula da disciplina AU414 - Estruturas IV– Concreto armado. Campinas: Unicamp, 2002.

ARAÚJO, JOSÉ MILTON DE. Curso de concreto armado. Rio Grande: Dunas, 2014. V.1, 4.ed.

D'AVILA, VIRGÍNIA MARIA ROSITO. Estudo sobre modelos de fissuração de peças de concreto armado via método dos elementos finitos. Porto Alegre: UFRS, 2003.

KEMCZINSKI, PEDRO GABRIEL. Cálculo e detalhamento de estrutura de concreto armado de um edifício residencial. Trabalho de conclusão de curso - Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, 2015.

KUMMER, FABRICIO DEIVES. Análise de pórticos espaciais pelo método da rigidez: consideração dos efeitos da deformação por corte. Trabalho de diplomação de curso - UFRGS. Porto Alegre, junho 2014

MARTHA, LUIZ FERNANDO. Método da rigidez direta para modelos estruturais lineares e elásticos. Pontifícia universidade católica do Rio de Janeiro – PUC-Rio. Disponível em: http://webserver2.tecgraf.puc-rio.br/~lfm/compgraf-161. Acessado em: 25/02/2018.

ORGANIZAÇÃO DE COOPERAÇÃO E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO (OCDE). Manual de Frascati - Medição de atividades científicas e tecnológicas. São Paulo: F-iniciativas, 2013.

PINHEIRO, Libânio M. et al. Fundamentos do concreto e projeto de edifícios. São Carlos: USP, 2007.

PMI MG – PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE. PMBOK - project management body of knowledge. Belo Horizonte: 2000.

SORIANO, HUMBERTO LIMA. Estática das estruturas – 3ª edição revista e ampliada. Rio de Janeiro: editora ciência moderna ltda., 2013

SOUZA, FELIPE RODRIGUES VIEIRA. Implementação computacional do método da rigidez direta para análise de sistemas estruturais planos. Monografia (graduação). Universidade federal de ouro preto. Escola de minas. Departamento de engenharia civil. 2017.

VENANCIO FILHO, F. Análise matricial de estruturas: estática, estabilidade, dinâmica. Rio de Janeiro: almeida neves, 1975.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2023 FOCO: caderno de estudos e pesquisas