Editorial

Samantha Lodi-Corrêa

Resumo


O periódico Foco: Caderno de Estudos e Pesquisas chega ao quarto número. Essa publicação das Faculdades Integradas Maria Imaculada permanece com o objetivo de divulgar, democratizar e permitir a troca de experiências nas pesquisas realizadas nas áreas de Administração; Biomedicina; Ciências com habilitação em: Biologia, Matemática e Química; Engenharia Civil, Farmácia; Gestão Ambiental; História; Letras; Pedagogia; Química Industrial; e Serviço Social. No entanto, assume-se a partir dessa 4ª edição o caráter on line como seu suporte físico de divulgação. O intuito dessa mudança é permitir que o Caderno Foco inclua, entre seus leitores, os usuários da internet e amplie sua abrangência acadêmica.

A 4ª edição é formada pelo conjunto de seis artigos que além da participação de docentes e discentes das FIMI também contou com um artigo de outra instituição de ensino superior. Assim, pretende-se que nesse espaço de divulgação acadêmica haja interlocutores de diversas instituições de ensino superior do Brasil.

O primeiro artigo Plantas medicinais utilizadas por uma comunidade rural na região de Mogi Mirim-SP, autoras Janaina Elvira Rodrigues e Gismar Monteiro Castro Rodrigues, é resultado de uma pesquisa para identificar quais são as principais plantas medicinais utilizadas em uma comunidade rural de Mogi Mirim-SP. A pesquisa aborda o desconhecimento das famílias, que usam a planta do próprio quintal, em relação aos métodos de cultivo e processamento correto e seguro no preparo e consumo. Além disso, os efeitos tóxicos e farmodinâmicos do uso das plantas medicinais são analisados, ressaltando na necessidade de orientar a comunidade em relação aos riscos à saúde.

O artigo intitulado Revisão das legislações que vigoram sobre a estabilidade dos medicamentos na indústria farmacêutica brasileira, autoras Tânia Mara Finazzi Miné e Danyelle Cristine Marini de Moraes, é um estudo sobre a estabilidade dos fármacos para avaliar a eficácia, a qualidade e a segurança que são exigidas para o registro desses medicamentos. Essas exigências estão relacionadas com a garantia da saúde pública e são controladas pela ANVISA. O estudo é a revisão da literatura com enfoque na legislação e aborda os cuidados de fases da produção, transporte e armazenamento dos fármacos.

O terceiro artigo Levantamento da Chiropterofauna em área urbana no município de Araras- SP, autores Ana Elisa Teixeira e Vlamir José Rocha, aborda os mamíferos da ordem Chiroptera – morcegos – em uma área urbana de Araras-SP. Os morcegos são dispersores de sementes e controladores de insetos, por isso tem importância ecológica. O trabalho fez um levantamento das espécies que se encontram na área urbana em um campus universitário. Com redes de neblina armadas em trilhas, foi possível capturar para identificar-se as espécies de morcegos que vivem na área, assim como a dieta dessas espécies adaptadas ao ambiente urbano.

O quarto artigo é Avaliação da atividade antimicrobiana in vitro da solidago chilensis e porophyllum ruderale (arnica brasileira e arnica paulista) elaborado por Mayara de Faria Gasparini Cruz, Vanessa Faria de Souza, Danyelle Cristine Marini de Moraes, Gismar Monteiro Castro Rodrigues e Flavia de Mello Santos F. Paula. O trabalho envolve um estudo para analisar a ação antimicrobiana in vitro das espécies conhecidas popularmente como arnica e utilizadas como cicatrizante, anti-inflamatório, antifúngico, antibacteriano, calmante e tratamento de: hipertensão arterial, leishmaniose, edemas e traumatismos. A análise realizada foi comparada aos dados da literatura.

O artigo Avaliação da qualidade da gasolina comercializada em postos de combustíveis da região de Mogi Guaçu, realizado por Camila Nunes e Rafael R. Maldonado, é o quinto da edição. O objetivo é verificar a qualidade da gasolina nos postos distribuidores de combustíveis nas cidades Mogi Guaçu, Mogi Mirim e Estiva Gerbi. As amostras foram coletadas e analisadas para averiguar se estão de acordo com as normas estabelecidas na legislação brasileira como a porcentagem de etanol, determinação da massa específica, cor e aspecto visual (limpidez da gasolina) de trinta e uma amostras de gasolina.

Finaliza-se essa edição com o artigo Ação cicatrizante de substâncias ativas: D-Pantenol, óleo de girassol, papaína, própolis e fator de crescimento de fibroblastos, autoria de Danyelle Cristine Marini, Nádia Regina Borim Zuim, Patricia Olivo Barros e Evania FraçosoTamos, que aborda algumas substâncias como: óleo de girassol, que estimula a proliferação celular, a neoangiogênese e que atua como mediador pró-inflamatório; própolis, que promove uma ação antiinflamatória, bactericida e cicatrizante; papaína, que auxilia na degradação dos tecidos de granulação e diminui debridamentos; d-pantenol, que estimula a proteção, correção e renovação da pele; e, fator de crescimento de fibroblastos, que promove, de forma indireta, a síntese de colágeno e estimula produção e migração celular.

Espera-se que a divulgação desses artigos estimule a produção de estudo constante, na busca da reflexão e do debate dos temas afins com todas as áreas mencionadas.

Agradecendo aos colaboradores acadêmicos, almeja-se a interlocução dos leitores para formar o conhecimento contínuo.

 

Samantha Lodi-Corrêa.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais