AVALIAÇÃO DE DOR CRÔNICA OSTEO-ARTICULAR EM INDIVÍDUOS DE 20 A 70 ANOS DA CIDADE DE MOGI GUAÇU-SP

Magali Aparecida Braga Matias Conceição, Fabrício de Faveri Favero

Resumo


A dor é uma experiência sensorial e emocional desagradável associada a um dano tecidual real ou potencial, ou ainda descrita como se o dano estivesse presente. Estudos apontam que a dor é uma das principais causas do sofrimento humano, comprometimento da qualidade de vida, sem capacidade de medir as repercussões psicossociais e econômicas, o que a torna um grave problema de saúde pública. Diante do aumento do consumo de analgésicos e anti-inflamatórios no cotidiano foi proposta uma investigação das condições dolorosas em um grupo de 50 voluntários frequentadores de uma drogaria na cidade de Mogi Guaçu, com idade entre 20 a 70 anos, traçando-se o perfil das principais queixas dolorosas e do consumo de medicamentos para controle da dor. Os resultados mostraram que acima de 60 anos há predominância para dores osteo-articulares provavelmente relacionadas às complicações de saúde, sobrecarga de força nas articulações, problemas posturais, além do processo de
envelhecimento natural. A dor de coluna representou a condição clínica com maior queixa. Para o tratamento da dor a maioria dos voluntários utiliza medicamentos com associação de dipirona, orfenadrina e cafeína. Medicamentos associados contendo cafeína, carisoprodol, diclofenaco e paracetamol representaram o segundo grupo mais solicitado. Indivíduos com dores crônicas tendem a apresentar aumento da pressão arterial, muitas vezes ubdiagnosticadas, contribuída pelo estresse gerado devido ao quadro doloroso. Os altos índices de intoxicações medicamentosas na sociedade atual podem estar vinculados ao alto consumo de medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios devido à automedicação para controle da dor.


Palavras-chave


Dor Crônica. Analgésicos. Anti-inflamatórios.

Texto completo:

PDF

Referências


ANVISA, 2001. Painel internacional de avaliação da segurança da dipirona. Disponível em: http://www.anvisa.gov.br/divulga/informes/relatoriodipirona2.pdfAcesso: 7/11-14.

BRASIL, 2009. Disponível em http://www.dor.org.br/profissionais/s_campanhas_mulher.asp. Acesso: 21/4/2014.

CARVALHO, A J. F. P.; ALEXANDRE, N. M. C. Qualidade de vida e sintomas

ostemusculares relacionados ao trabalho em professores do ensino fundamental. Revista Fisioterapia Brasil, Rio de Janeiro, v. 7, n. 4, p. 279-284, 2006.

CIENA, A.P.; GATTO, R.; PACINI, V.C.; PIÇANÇOS V.V.; MAGNO, I.M.N.;LOTH, E.A.. Influência da intensidade da dor sobre as respostas nas escalas unidimensionais de mensuração da dor em uma população de idosos e de adultos jovens. Ciências Biológicas e da Saúde. P. 201-212. 2008.

CIPRIANO, A., ALMEIDA, D.B., VALL J. Perfil do paciente com dor crônica

atendido em um ambulatório de dor de uma grande cidade do sul do Brasil. Rev Dor, p 297-300, 2011.

FERREIRA S. F.. Dor inflamatória e analgesia, 2010. Disponível em

http://www.dol.inf.br/Html/Repensando/DorInflamatoriaAnalgesia.html. Acesso: 7/11/14.

HORTENSE P., ZAMBRANO, E., SOUSA, F.A.E.F. Validação da escala de razão dos diferentes tipos de dor. Rev Latino-am Enfermagem 2008, julho-agosto, 2008.

IBGE , 2008. “Doenças Cronicas mais recorrentes no Brasil. Disponível em: . Acesso em 7 nov, 2014.

KRELING, M.C.D., CRUZ, D.A.L.M., PIMENTA, C.A.M. Prevalência de dor

crônica em adultos. RevBrasEnferm,jul-ago; p.59, 2006.

LIPHAUS B.L. et al. Manifestações osteoarticulares nas doenças não Reumatológicas. Pediatria, São Paulo,2001.

MELGAÇO, S.S.C. et al. “Nefrotoxicidade dos anti-inflamatórios não esteroidais”. Medicina. Ribeirão Preto, p. 382, 2010.

MERSKEY, H. Classificationofchronicpain: descriptionofchronicpainsyndromesanddefinitionsofpainterms.Pain. P. 15-17, 1986.

MERSKEY, H., BOGDUK, N. Classificationofchronicpain:

descriptionsofchronicpainsyndromesanddefinitonsofpainterms..Seattle. 2° ed: IASP Press, 1994.

OLIVEIRA, J.T. ASPECTOS COMPORTAMENTAIS DAS SÍNDROMES DE

DOR CRÔNICA. ArqNeuropsiquiatr, n.58, p. 360-365, 2005.

SANTOS, C.C.etal.Aplicação da versão brasileira do questionário de dor Mcgill em idosos com dor crônica. ACTA FISIATR. P. 75-82, 2006.

SBH – SOCIEDADE BRASILEIRA DE HIPERTENSÃO. 2014. Disponível em:

www.sbh.org.br/medica/noticias-globo.asp. Acesso em 7/11/14

SILVA, M. C.; FASSA, A.C.G.; VALLE, N.C.J..Dor lombar crônica em uma

população adulta do sul do Brasil: prevalência e fatores associados. Caderno de Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 20, n. 2, p. 1-12, 2004.

SOUSA F.F., SILVA, J.A. A métrica da dor (dormetria): problemas teóricos e metodológicos. Revista DOR. P.469-513, 2005.

VALE, N. Desmistificando o Uso da Dipirona. In: Cavalcanti, I.L., Cantinho, F.A.F.,Assad, A. Medicina perioperatória. 2006.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2018 FOCO: caderno de estudos e pesquisas