AS CONTRIBUIÇÕES DA PSICOMOTRICIDADE NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO

Rosana Crispim Rocha, Patrícia Ottoni da Silva Borim

Resumo


Este artigo tem o objetivo de demonstrar como o processo de alfabetização e a psicomotricidade se complementam e são interdependentes. Busca-se explicitar a contribuição da psicomotricidade no processo de alfabetização e aprendizagem da criança. A metodologia utilizada foi a revisão teórica de literaturas produzidas nessa área e a discussão de atividades relacionadas à psicomotricidade e alfabetização, fundamentando-se nos estudos da Epistemologia Genética, da Psicomotricidade numa perspectiva Construtivista, da Psicogênese da Língua Escrita e num modelo de pedagogia relacional. Em síntese, o presente artigo contempla a priorização do desenvolvimento psicomotor, como base para um trabalho significativo na alfabetização, diminuindo as dificuldades de aprendizagens, que estão interligadas às habilidades psicomotoras. Por fim, concluo que este artigo busca contribuir significativamente com o debate acerca do desenvolvimento e da aprendizagem da criança, principalmente, na fase escolar da alfabetização, ilustrando situações que visam favorecer o processo ensino-aprendizagem.

 

 


Palavras-chave


Psicomotricidade. Alfabetização. Aprendizagem.

Texto completo:

PDF

Referências


ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA PSICOMOTRICIDADE. O que é Psicomotricidade. Disponível em: https://psicomotricidade.com.br/sobre/o-que-e-psicomotricidade/. Acesso em 08/12/2017.

BECKER, F. Modelos pedagógicos e modelos epistemológicos In: BECKER, F. Educação e construção do conhecimento. Porto Alegre: Artmed, 2002.

BOSSA, Nádia Aparecida. A Psicopedagogia No Brasil – Contribuições a partir da prática. 2.ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.

FERREIRO, Emília. TEBEROSKY, Ana. A evolução da escrita. In: Psicogênese da língua escrita. Porto Alegre: Artmed, 1999a, p. 192-257.

FERREIRO, Emília. TEBEROSKY, Ana. Os aspectos formais do grafismo e sua interpretação: letras, números e sinais de pontuação. In: Psicogênese da língua escrita. Porto Alegre: Artmed, 1999b, p. 43-68.

KOLYNIAK FILHO, Carol. Motricidade e aprendizagem: algumas implicações para a educação escolar. Construção psicopedagógica, v. 18, n. 17, p. 53-66, 2010. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-69542010000200005. Acesso em 08/12/2017

OLIVEIRA, Gislene de Campos. Psicomotricidade: Educação e reeducação num enfoque psicopedagógico. 15.ed. Petrópolis: Vozes, 2010.

PIREZ, Thais Simeoni. Contribuições da psicomotricidade no processo de alfabetização. 2014. Disponível em: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4435. Acesso em 08/12/2017

VALENTINI, Carla Beatris. Epistemologia Genética de Jean Piaget. Revista Hermes UCS. Disponível em: http://hermes. ucs. br/ccha/deps/cbvalent/teorias/textos/episte. htm, 2007.

Acesso em 10/12/2017


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2023 FOCO: caderno de estudos e pesquisas