CENTRO DE INFORMAÇÃO DE MEDICAMENTO: PROJETO PARA IMPLANTAÇÃO NO MUNICIPIO DE MOGI GUAÇU/SP

Pamela da Silva Pereira, Camila Stéfani Estancial Fernandes

Resumo


O Centro de Informações de Medicamentos (CIM) é um local que dispõe de informações técnico-cientifica em relação aos medicamentos. A implantação de um CIM se torna relevante na medida em que combate a disseminação de informações inverídicas ou imprecisas, bem como proporciona informações sobre o uso racional e seguro do medicamento à população. O objetivo deste trabalho é desenvolver uma proposta de implantação de um CIM no município de Mogi Guaçu-SP, para uso e benefício da região, por meio de uma análise prévia do conhecimento e da aceitação por parte dos profissionais farmacêuticos e população usuária de medicamentos. Trata-se de um estudo transversal e exploratório realizado com farmacêuticos e população usuária de medicamentos residentes nos municípios da região de Mogi Guaçu-SP. Para a coleta de dados foi aplicado um questionário eletrônico, divulgado por redes sociais. Participaram do estudo 50 profissionais farmacêuticos e 100 usuários de medicamentos. Cinquenta e um por cento dos farmacêuticos não souberam definir o que era um CIM, 73,5% concordaram que o CIM auxiliaria no acompanhamento farmacoterapêutico, 71,4% afirmaram que contribuiria muito para a profissão farmacêutica e 95,9% dos farmacêuticos seriam usuários. Em relação aos usuários de medicamentos, 100% concordaram que o farmacêutico é um profissional importante e a utilização de um CIM pelo profissional aumentaria a segurança e a confiança no farmacêutico, 92% compreendem que a orientação farmacêutica é muito importante, 51,5% aprovaria um CIM. Um CIM em Mogi Guaçu-SP seria um grande ganho para os farmacêuticos e principalmente para a população usuária de medicamentos.


Palavras-chave


Centro de Informações de Medicamentos, Uso Racional de Medicamentos, Acompanhamento Farmacoterapêutico.

Texto completo:

PDF

Referências


AMARAL, J. et al. Evaluación de la respuesta de los Centros de Información de Medicamentos de Portugal ante un caso clínico de Seguimiento Farmacoterapéutico. Seguim Farmacoter, 2004. Disponível em: . Acesso em: 07 nov.2017.

BISSON, M. P. Farmácia Clínica – Atenção Farmacêutica. 2.ed. Barueri, SP: Manole, 2007.

CENTRO BRASILEIRO DE INFORMAÇÃO SOBRE MEDICAMENTOS – CEBRIM/CFF. Brasília, 2017. Disponível em: . Acesso em: 12 nov. 2017.

ORGANIZAÇÃO PAN-AMERICANA DA SAÚDE – OPAS/OMS. Brasília, 2016. Disponível em: < http://www.paho.org/bra/index.php?option=com_content&view=article&id=1750&Itemid=>. Acesso em: 06 nov. 2017.

REDE BRASILEIRA DE CENTROS E SERVIÇOS DE INFORMAÇÃO SOBRE MEDICAMENTOS – REBRACIM/CFF. Brasília, 2016. Disponível em: . Acesso em: 13 nov. 2017.

REINHEIMER, I. C. Centro Brasileiro de Informação Sobre Medicamentos: Uma Estratégia para a Promoção do Uso Racional de Medicamentos. 2011. 225 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Farmácia) – Universidade Federal de Santa Maria, Rio Grande do Sul, 2011. Disponível em: . Acesso em: 06 nov. 2017.

SANTOS, F. T. C. Análise da Implantação de Serviços Clínicos Farmacêuticos na Atenção Básica em uma Região do Município de São Paulo. Brasília. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) – Faculdades de Ciências da Saúde, Universidade de Brasília. Disponível em:< http://repositorio.unb.br/bitstream/10482/24088/1/2017_FelipeTadeuCarvalhoSantos%20_PARCIAL.pdf>.Acesso em: 16 nov.2017.

SANTOS, H. M. et al. Introdução ao Seguimento Farmacoterapêutico. GICUF – ULHT. 01/2007. Disponível em: . Acesso em: 01 nov.2017.

SERAFIM, C; JUNIOR, D. C; VARGAS, M. Perfil do farmacêutico no Brasil: relatório – Brasília: Conselho Federal de Farmácia, 2015. Disponível em:< http://www.cff.org.br/userfiles/file/Perfil%20do%20farmac%C3%AAutico%20no%20Brasil%20_web.pdf>. Acesso em: 10 nov.2017.

STORPIRTIS, S. et al. Farmácia Clínica e Atenção Farmacêutica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2008.

VIDOTTI, C.C.F. et al. Centro de informação sobre medicamentos: análise diagnóstica do Brasil. Goiânia: Conselho Federal de Farmácia, 2000. Disponível em:. Acesso em: 20 nov. 2017.

VIDOTTI, C. F. F. Centros de informação sobre medicamentos no Brasil: passado, presente e perspectivas do sistema brasileiro de informação sobre medicamentos. Campinas, 1999. 221p. Dissertação (Mestrado em Farmacologia) - Faculdade de Ciências Médicas, Universidade Estadual de Campinas.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2022 FOCO: caderno de estudos e pesquisas