Editorial

Samantha Lodi-Corrêa

Resumo


 Essa é 23ª edição do Caderno de Estudos e Pesquisas: FOCO, uma publicação das Faculdades Integradas Maria Imaculada (FIMI). Nossas publicações vinculam-se às áreas de Arquitetura; Biomedicina; Engenharia Civil; Engenharia Mecânica; Estética, Farmácia; História; Letras; Pedagogia; Química Industrial e Educação Física. Nesta edição contamos com a publicação de oito artigos, dos quais apresentamos os resumos. 

O primeiro artigo é A ACREDITAÇÃO HOSPITALAR NA VISÃO DO FARMACEUTICO ATUANTE NO HOSPITAL de autoria de BERTOLLA, Ralcia Mariette; MARINI, Danyelle Cristine. De acordo com o resumo: A acreditação é um processo de certificação que visa introduzir nas instituições prestadoras de serviços de assistência a saúde a cultura e a qualidade na qual avalia a organização de saúde. Neste processo há uma série de exigências projetadas para melhorar a qualidade da assistência com caráter educativo sem fins de fiscalização ou controle oficial. Tem por objetivo elevar o nível de qualidade dos serviços de saúde fornecendo selo ou certificado evidenciando uma assistência à saúde de qualidade. O presente trabalho avaliou o conhecimento dos farmacêuticos sobre a acreditação no âmbito hospitalar. A pesquisa foi realizada por meio de aplicação de questionário on line utilizando da plataforma Google aos farmacêuticos hospitalares dos municípios de Mogi Mirim/SP e Mogi Guaçu/SP. 

O segundo artigo é NÍVEL DE CONHECIMENTO SOBRE INTOLERÂNCIA A LACTOSE ENTRE UNIVERSITÁRIOS EM UMA FACULDADE DA CIDADE DE MOGI-GUAÇU de autoria de GUERINI, Camila Gandolfo; FRITTOLI, Renan Bazuco. De acordo com resumo: A lactose é um dissacarídeo, hidrolisado pela enzima intestinal lactase e é formada por glicose e galactose. A galactose é convertida em glicose, sendo fonte de combustível metabólico. A intolerância à lactose é o termo usado para descrever os sintomas relatados por pessoas que apresentam má digestão da lactose após ingerirem leite e derivados, sendo um tema de extrema relevância no Brasil e muito prevalente na população mundial. O objetivo do estudo foi avaliar o conhecimento sobre a intolerância a lactose, entre universitários de uma faculdade de Mogi-Guaçu e comparar o nível de conhecimento sobre o tema proposto entre os estudantes de diferentes cursos de graduação. O estudo foi realizado em uma Faculdade da cidade de Mogi Guaçu/SP. Aplicou-se um questionário, com questões fechadas sobre o tema proposto, sendo incluídos alunos do último ano de graduação, sendo 10 do curso de biomedicina, 10 de engenharia civil e 10 de Farmácia com faixa etária entre 18 e 25 anos. Os dados coletados foram separados em categorias diversas observando-se a especificidade da pesquisa. 

O terceiro artigo é JOGOS COMO RECURSO NO DESENVOLVIMENTO DO RACIOCÍNIO LÓGICO-MATEMÁTICO de autoria de BUENO, Bruna Massi; PIRES, Paula Massi Reis. De acordo com o resumo: O principal objetivo desse artigo é propor o uso de jogos como um excelente recurso no desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático, tanto no campo da Psicopedagogia Clínica como Institucional. Nesse sentido, o artigo aborda aspectos históricos da Psicopedagogia no Brasil, além de salientar a importância da Psicopedagogia para investigar e intervir em aspectos que estimulem o raciocínio lógico-matemático. Como recursos de intervenção, ressalta a resolução de problemas como processo significativo no ensino de matemática numa perspectiva da didática da matemática e jogos selecionados. Em seguida, descreve jogos que trazem em suas implicações pedagógicas meios para auxiliar no processo de investigação e intervenção do Psicopedagogo que atua em clínicas e instituições.

O quarto artigo desta edição é ANÁLISE E COMPREENSÃO DA PROPOSTA EDUCACIONAL DE MARIA LACERDA DE MOURA realizado por BERNARDI, Larissa Mamede; LODI-CORRÊA, Samantha. De acordo com o resumo: Este artigo tem como objetivo apresentar algumas das ideias educacionais da feminista e educadora Maria Lacerda de Moura. Começa-se com um panorama geral da história e como ela tratou as mulheres até agora. Também se abordam aspectos mais biográficos dessa autora, já que a forma como ela viveu sua vida está intimamente ligada ao modo como ela pensava na educação e na situação das mulheres no Brasil. Ela esteve envolvida em muitos movimentos no início do século XX, que englobam desde questões educacionais até feministas, e inclusive liderou alguns deles, porém, por estar sempre afastada dos holofotes e dos movimentos hegemônicos, suas ideias ficaram um pouco esquecidas quando se pensa a educação brasileira; isso, porém, não tira sua importância. Maria Lacerda de Moura foi uma das seguidoras da Escola Moderna, criada por Francisco Ferrer, e implantou muitas dessas ideias no Brasil.

O quinto artigo PERFIL DE DISPENSAÇÃO DOS ANTIÁCIDOS EM DROGARIA DO MUNICIPIO DE MOGI GUAÇU – SP de autoria de GONÇALVES, Guilherme Mariano;  MARINI, Danyelle Cristine. De acordo com o resumo: Os antiácidos são medicamentos utilizados por várias pessoas para diminuição da acidez estomacal, geralmente utilizados quando apresentam algum desconforto gástrico, como queimação, dores, refluxo, entre outros sintomas. Outros grupos de medicamentos também existem, como os inibidores de bombas de prótons e os antagonistas de receptores histamínicos que controlam a liberação de ácido gástrico no estômago. Com isso à maioria das pessoas possuem algum tipo de medicamento armazenado em sua residência, levando a existência da farmácia caseira, ocasionando a automedicação. A automedicação relacionada ao uso contínuo e a falta de conhecimento desses medicamentos podem levar a sérios problemas de saúde, como o câncer de estômago. Diante do exposto, o objetivo foi avaliar à dispensação desses medicamentos em uma drogaria do município de Mogi Guaçu – SP. Após aprovação pelo Comitê de Ética, foram entrevistadas 100 pessoas, por meio de um questionário com perguntas sobre o que as levou à medicação desses antiácidos. 

O sexto artigo, ACOMPANHAMENTO FARMACOTERAPÊUTICO EM PACIENTES DIABÉTICOS DO MUNICÍPIO DE MOGI GUAÇU pesquisa de FELIX, Karoline; MARINI, Danyelle Cristine. De acordo com o resumo: O acompanhamento farmacoterapêutico é um procedimento voltado ao paciente, na qual existe toda uma política de responsabilidade do farmacêutico para rever a medicação, avaliar suas necessidades, determinar possíveis problemas relacionadas com medicamentos e, se houver, trabalhar com o paciente e outros profissionais de saúde para determinar, implementar e monitorar um plano de cuidado. Este acompanhamento deve ser um ciclo contínuo de atividades, com o objetivo de resolver e prevenir problemas relacionados com o uso de medicamentos para a promoção da saúde e assegurar que o paciente tenha uma terapia medicamentosa mais efetiva e segura. O objetivo do trabalho foi realizar o acompanhamento farmacoterapêutico em pacientes diabéticos que utilizam medicamentos hipoglicemiantes para estimular a produção de insulina e avaliar as interações medicamentosas, os riscos e consequências de cada medicamento em uso. Todo este processo foi realizado com o auxílio de um plano de cuidado a partir de um método específico, o método SOAP (Subjective, Objective, Assessment, Plane), este permitiu a coleta e organização de dados do paciente, a identificação dos problemas relacionados à farmacoterapia, a elaboração de um plano de cuidado em conjunto com o paciente.

O sétimo artigo é TRANSTORNOS MENTAIS COMUNS EM MULHERES NO CLIMATÉRIO: ESTUDO REALIZADO EM MOGI GUAÇU – SP realizado por JACINTO, Ivanda Silveira; FERNANDES, Camila Stéfani Estancial. De acordo com o resumo: O período do climatério é compreendido entre os 40 e 65 anos de idade, sendo considerada uma fase biológica do ciclo vital feminino. É determinado pela queda da produção dos hormônios (estrogênio e progesterona) pelos ovários. As principais mudanças são o declínio de fertilidade, os distúrbios menstruais, as ondas de calor e a depressão. Neste contexto, objetivou-se, com este estudo, avaliar a prevalência de Transtornos Mentais Comuns (TMC) em mulheres no climatério, segundo o perfil demográfico, socioeconômico, de saúde, manifestações clínicas, procura por serviços de saúde e terapias medicamentosas e/ou não medicamentosas. O estudo foi realizado com clientes de uma drogaria localizada no município de Mogi Guaçu, SP, no período de março a junho de 2018. A coleta de dados foi realizada por meio de questionários sobre aspectos demográficos, socioeconômicos e de saúde, e o TMC foi avaliado pelo instrumento Self-Reporting Questionnaire (SRQ-20). 

O oitavo artigo desta edição é FREQUÊNCIA DE PARASITOSES INTESTINAIS EM PACIENTES ATENDIDOS EM UM LABORATÓRIO PÚBLICO E UM PRIVADO NO MUNICÍPIO DE MOGI GUAÇU/SP de autoria de VITAL, Acácio José; ZUIM, Nádia Regina Borim. De acordo com o resumo: As parasitoses intestinais constituem sério problema de saúde pública no Brasil, por sofrerem variações de acordo com as condições de saneamento, nível socioeconômico, sexo, grau de escolaridade, idade, hábitos de higiene e os métodos realizados para o diagnóstico final. Devido à ausência de imunidade humana as reinfecções, o parasitismo intestinal torna-se mais frequente e relevante, inclusive pela possibilidade de redução da absorção intestinal, podendo influenciar no crescimento e desenvolvimento resultando em altos índices de morbidade. O objetivo do trabalho foi verificar a frequência de positividade de parasitoses intestinais em pacientes oriundos de um laboratório de análises clínica, um público e um privado. Classificar a faixa etária e sexo dos pacientes, verificar a ocorrência de monoparasitismo, biparasitismo e poliparasitismo e associar a frequência de positividade com as condições de saneamento do bairro de moradia. Foram analisados dados de prontuários de pacientes dos laboratórios em questão que realizaram os exames parasitológicos no período de Janeiro a Dezembro de 2017. 

Boa leitura!


Samantha Lodi-Corrêa

Editora



Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2023 FOCO: caderno de estudos e pesquisas