Editorial

Samantha Lodi-Corrêa

Resumo


Estamos com a 22ª edição do Caderno de Estudos e Pesquisas: FOCO no ar, uma publicação das Faculdades Integradas Maria Imaculada (FIMI). Nossas publicações vinculam-se às áreas de Arquitetura; Biomedicina; Engenharia Civil; Engenharia Mecânica; Estética, Farmácia; História; Letras; Pedagogia; Química Industrial e Educação Física. Nesta edição contamos com a publicação de seis artigos.

O primeiro artigo é uma pesquisa que busca identificar a deficiência de vitamina D nos prontuários de um laboratório de Mogi Guaçu, intitulado ANALÍSE dA DEFICIÊNCIA DE VITAMINA D EM pacientes atendidos em um laboratório de análises clínicas no município de mogi guaçu/sp assinado por Leme, Vaniele de Cássia e Zuim, Nádia Regina Borim. Conhecida como a vitamina do sol, pois sua principal fonte é pela incidência de raios ultravioleta (radiação B). A vitamina é um hormônio que atua na absorção do cálcio no intestino, formação e reabsorção óssea e sua falta é um problema de saúde pública, pois além prejudicar os ossos dos pacientes, pode levar a problemas imunológicos, endócrino-metabólicas entre outros.

O segundo artigo, PEDREIRAS DE DIABASIO NA REGIÃO DE MOGI GUAÇU-SP foi um estudo realizado por SANTOS, Marcos Martins, PEREIRA, Odair de Lima, BUENO, Lara Fantinatti tem como objetivo analisar a viabilidade econômica e impactos socioeconômico em função das localizações das pedreiras apresentando informações sobre as mineradoras de rochas para agregados para a construção civil na região de Mogi Guaçu, considerando que a extração de rochas deve ser incluída nos planejamentos urbanos e regionais, visando assegurar os suprimentos contínuos das matérias-primas minerais para a melhoria da qualidade de vida da população.

O terceiro artigo é FREQUÊNCIA DA IDADE MATERNA E TIPOS DE PARTOS REALIZADOS NO MUNICÍPIO DE MOGI GUAÇU - SP com autoria dos pesquisadores de Carvalho, Thamires Romero e Zuim, Nádia Regina Borim com o objetivo de verificar a idade materna e o tipo de parto realizado no município de Mogi Guaçu no período de 2013 a 2016. A problemática foi levantada pois a idade materna pode interferir nas condições de nascimento de uma criança assim como na saúde da puérpera. A análise foi feita com as fichas de notificação compulsória disponibilizadas pela Vigilância Epidemiológica foi classificada a faixa etária materna, o número de nascidos vivos, o tipo de parto realizado, e o número de nascidos vivos residentes de risco por critério da Vigilância Epidemiológica.

O quarto artigo desta edição é FREQUÊNCIA DE CASOS DE COQUELUCHE NO MUNICÍPIO DE MOGI GUAÇU NO PERÍODO DE 2011 A 2016 foi um trabalho de Coelho, Daniele Guilherme e Frittoli, Renan Bazuco. O objetivo deste trabalho foi o número de casos reportados de coqueluche no período de 2011 a 2016 no município de Mogi Guaçu, para avaliar e identificar a frequência da doença e o perfil dos indivíduos mais afetados. Os dados foram obtidos através do programa Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN) da vigilância epidemiológica, obtidos em duplicatas em diferentes meses para evitar possíveis falhas na apuração.

O quinto artigo atenta-se ao câncer de mama, uma das doenças que mais afeta mulheres no mundo. Intitulado PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DAS MULHERES COM CÂNCER DE MAMA ATENDIDAS NO CENTRO DE ONCOLOGIA DE MOGI GUAÇU – SP das pesquisadoras PINTO, Camila da Silva, ROZON, Isabela Mendes Baldim e MARINI, Danielly Cristine, tem como objetivo definir o perfil das mulheres com câncer de mama, como idade, gestação e quantidade de filhos, aborto e número de aborto, menopausa e uso de terapia de reposição hormonal, hábitos como tabagismo e etilismo, sublocalização do câncer nas mamas e tipos de carcinoma, bem como os tratamentos realizados e o quadro clínico das pacientes após 5 anos.

O sexto artigo, AS CONTRIBUIÇÕES DA PSICOMOTRICIDADE NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO de ROCHA, Rosana Crispim e BORIM, Patrícia Ottoni da Silva tem o objetivo de demonstrar como o processo de alfabetização e a psicomotricidade se complementam e são interdependentes. Valendo-se de uma abordagem metodológica com revisão bibliográfica de teóricos da área, fundamenta-se em estudos da Epistemologia Genética, da Psicomotricidade numa perspectiva Construtivista, da Psicogênese da Língua Escrita e num modelo de pedagogia relacional.

 

Boa leitura!

 

Samantha Lodi-Corrêa

Editora

 

 

 

 

 


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2023 FOCO: caderno de estudos e pesquisas