Editorial

Samantha Lodi-Corrêa

Resumo


Essa é a 19ª edição do Caderno de Estudos e Pesquisas: FOCO, uma publicação das Faculdades Integradas Maria Imaculada (FIMI). Nosso objetivo é manter publicações de artigos nas áreas de Arquitetura; Biomedicina; Engenharia Civil; Engenharia Mecânica; Estética, Farmácia; História; Letras; Pedagogia; Química Industrial e Educação Física. Nesta edição temos 6 artigos.

O primeiro artigo da edição é frequÊncia de casos de meningite bacteriana em crianças no município de mogi guaçu no período de 2011 a 2016 de autoria de SARDOU, Mariane Gonçalves Costa e OLIVEIRA, Ildamara Canoa de.  O objetivo do trabalho foi detectar a frequência dos casos de meningite bacteriana em crianças no município de Mogi Guaçu- SP compreendendo o período de 2011 a 2016. Trata-se de uma pesquisa descritiva transversal na qual foram coletados dados obtidos através da Vigilância Epidemiológica do município usando as fichas de notificação compulsória relacionando com o sexo e faixa etária de crianças de 0 a 10 anos. Após a conclusão do trabalho foram analisados 19 casos de meningite bacteriana. O maior número de casos ocorreu nos anos de 2011 e 2014.

O segundo artigo, intitulado PERCEPÇÃO DA IMAGEM DO FARMACÊUTICO PELA SOCIEDADE é de autoria de FERREIRA, Regiane Ferreira; CARVALHO, Gabriel Aparecido de; MARINI, Danielly Cristine e ZUIM, Nádia Regina Borim, teve como objetivo conhecer a percepção dos usuários em relação à imagem do farmacêutico, identificando se há diferença na forma como as pessoas veem o farmacêutico. Trata-se de uma pesquisa descritiva transversal com aplicação de questionário, usando a plataforma Google, com questões abertas e fechadas. Participaram da pesquisa 15 pessoas, em sua maioria do sexo feminino, principalmente com a faixa etária entre 18 e 45 anos. E sim, há reconhecimento ao trabalho do farmacêutico.

O terceiro artigo é aNÁLISE ESTRUTURAL DE MEZANINO METÁLICO PELO MÉTODO SLOPE DEFLECTION COM O AUXÍLIO DA PLANILHA EXCEL dos autores MARQUES, Alcides Veroneze; PEREIRA, Ildéberti Alves; CHIARELLI, Luís Renato; PAIXÃO, Antônio Medeiros da. O objetivo do artigo foi apresentar aos profissionais de engenharia, bem como estudantes, técnicos e projetistas estruturais, um método para análise estrutural aplicável em qualquer modelo de estruturas. Este método é o Slope-Deflection (inclinação-deflexão), um método de deslocamentos, que neste trabalho foi utilizado para analisar um mezanino metálico, com auxílio do Excel e direcionado para um posterior dimensionamento com perfis formados a frio. Esta análise possibilita dimensionar uma estrutura personalizada, com garantias estruturais, orçamentárias, com segurança e equilíbrio do conjunto estrutural. Os resultados obtidos com o Slope-Deflection, foram comparados com os resultados do software comercial mCalc3D, verificando-se que as diferenças obtidas foram insignificantes.

O quarto artigo, MÉTODOS DE DEPOSIÇÃO FINAL E RECICLAGEM DE RESÍDUOS DE CONSTRUÇÃO E DEMOLIÇÃO (RCD) de autoria de JUNQUEIRA, Tiago Guilherme dos Santos; VECCHI, Daniel; MORELATO JR., Romildo. A pesquisa aborda o crescimento da infraestrutura dos setores público e privado impacta diretamente o setor da construção civil. Este setor é o principal consumidor de recursos não renováveis e com grande geração de resíduos e desperdícios de materiais. Estes resíduos são denominados de Resíduos de Construção e Demolição (RCD), podendo conter diferentes materiais em sua composição. A Resolução CONAMA 307/02 foi criada especificamente para a sua gestão. Os RCD devem ser destinados ao local apropriado para sua deposição final, como exemplo: bacias de captação de resíduos ou aterros sanitários de construção civil classe A. Uma forma de resolver parte do problema com a geração dos RCD é a reciclagem.  O trabalho relata a geração, a classificação e reciclagem dos RCD em uma usina de reciclagem denominada Paulo Locação de Caçamba e Usina de Reciclagem de Entulho, localizada no município de Mogi Mirim, onde faz a coleta, reciclagem e comércio de agregados da construção civil com o uso equipamentos de moagem e trituração dos RCD.

O quinto artigo CENTRO DE INFORMAÇÃO DE MEDICAMENTO: PROJETO PARA IMPLANTAÇÃO NO MUNICIPIO DE MOGI GUAÇU/SP, pesquisa elaborada por PEREIRA, Pâmela da Silva; FERNANDES, Camila Stéfani Estancial. O objetivo deste trabalho é desenvolver uma proposta de implantação de um CIM no município de Mogi Guaçu-SP, para uso e benefício da região, por meio de uma análise prévia do conhecimento e da aceitação por parte dos profissionais farmacêuticos e população usuária de medicamentos. Para a coleta de dados foi aplicado um questionário eletrônico, divulgado por redes sociais. Participaram do estudo 50 profissionais farmacêuticos e 100 usuários de medicamentos. Um CIM em Mogi Guaçu-SP seria um grande ganho para os farmacêuticos e principalmente para a população usuária de medicamentos.

O sexto artigo, da área de educação, POTENCIAL FOTODINÂMICO DE FOTOSSENSIBILIZADORES XATENOS SOBRE UMA CEPA PADRÃO DE PSEUDOMONAS AERUGINOSA de autoria de CORRADI, Fernanda Frizo; CARVALHO, Gabriel Aparecido; MARINI, Danyelle Cristine. Essa pesquisa visionou apresentar um método alternativo ao seu tratamento através do uso de corantes xantenos e um fotossensibilizador de maneira que sensibilizasse a bactéria. A TFD (Terapia Fotodinâmica) consiste no uso de um corante associado a irradiação de uma luz sobre o microorganismo, promove interação corante-luz-bactéria, de forma que o mesmo possa ser inibido ou tenha sua capacidade de proliferação reduzida. Foram utilizados dois tipos de corantes xanteno (Eritrosina B e Rosa de Bengala), dois extratos de plantas da baixada maranhense (Punica granatum e Terminalia cattapa) e uma fonte de luz LED que foi irradiada durante 40 segundos. A TFD apresenta-se como um novo recurso, atuando de modo independente da antibioticoterapia, evitando e, concomitantemente, reduzindo a resistência bacteriana. Dessa forma, ela surge como uma alternativa viável no tratamento de pacientes com “pé diabético”, tendo em vista sua possível aplicação com diversos tipos de fotossensibilizadores ou até mesmo em combinação com drogas tradicionais.  

 

Boa leitura!

 

Samantha Lodi-Corrêa

Editora

 

 


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2022 FOCO: caderno de estudos e pesquisas