Editorial

Samantha Lodi-Corrêa

Resumo


Essa é a 18ª edição do Caderno de Estudos e Pesquisas: FOCO, uma publicação das Faculdades Integradas Maria Imaculada (FIMI). O Caderno Foco apresenta artigos nas áreas de Arquitetura; Biomedicina; Engenharia Civil; Engenharia Mecânica; Estética, Farmácia; História; Letras; Pedagogia; Química Industrial e Educação Física. Nesta edição apresentamos 6 artigos.

O primeiro artigo da edição é VIGILÂNCIA SANITÁRIA E AS BOAS PRÁTICAS DE MANIPULAÇÃO DE ALIMENTOS EM SERVIÇO AMBULANTE NO MUNÍCIPIO DE MOGI MIRIM/SP de autoria de OLIVEIRA, Maria Paula Rodrigues e ZUIM, Nádia Regina Borim. O objetivo do trabalho foi avaliar o conhecimento dos participantes do curso sobre Boas Práticas de Manipulação de Alimentos, realizado pela Vigilância Sanitária no município de Mogi Mirim/SP. Quando as boas práticas não são aplicadas, em um momento que cresce a manipulação de alimentos por vendedores ambulantes. Foram aplicados questionários que incluíam questões abertas e fechadas. Os resultados apontaram para a necessidade de capacitação dos vendedores em linguagem clara e acessível.

O segundo artigo intitulado AVALIAÇÃO DOS PARÂMETROS DO LANÇAMENTO DE EFLUENTES NA QUALIDADE DA ÁGUA DO RIO MOGI GUAÇU COMPREENDIDO NO PERÍMETRO URBANO DO MUNICÍPIO DE MOGI GUAÇU – SP é de autoria de MIRANDA JUNIOR, Antonio Carlos; BORGES, Richard Carlos e LEME, Mariane Alves de Godoy e teve como objetivo analisar os impactos do lançamento de efluentes sem tratamento na qualidade da água do Rio Mogi Guaçu, compreendido dentro do perímetro urbano do município de Mogi Guaçu, interior do Estado de São Paulo. Considerando que a contaminação por lançamento de efluentes sem tratamentos nos cursos d’água trazem danos à saúde pública, ao meio ambiente e até à economia regional análises de amostras foram realizadas evidenciando a baixa qualidade da água.

O terceiro artigo é REUTILIZAÇÃO DE RESÍDUOS INDUSTRIAIS DA INDÚSTRIA SIDERÚRGICA dos autores SANTOS, Paulo; BARBOSA, Alan; GIRALDI, André Luis Ferrari de Moura; DIEGO, Souza; COSTA, Odilon Antônio Leme. O objetivo deste trabalho foi viabilizar estudos para utilização desse resíduo industrial e avaliar sua utilização como agregado miúdo e utiliza-lo nos traços de concreto em substituição a areia natural. Para isso, foram realizados testes de resistência à compressão mecânica nos corpos de prova confeccionados além de análises microscópicas e os resultados apontam para resultados positivos.

O quarto artigo, AVALIAÇÃO DA MELHORA DA QUALIDADE DE VIDA EM PACIENTES COM FIBROMIALGIA ATRAVÉS DA ACUPUNTURA assinado por RODRIGUES, Alessandra; FRITOLLI, Renan Bazuco objetivou avaliar a qualidade de vida de pessoas portadoras de fibromialgia antes e após tratamento com acupuntura, saúde emocional e física no desempenho de atividades regulares. A acupuntura passou a ser utilizada como tratamento alternativo à fibromialgia, por isso, uma aplicação de questionário fechado para 8 mulheres antes e após 8 sessões de acupuntura foi realizado. O resultado demonstrou melhora em todas as pacientes de suas atividades regulares, nos distúrbios psicológicos e aumentando a qualidade de vida.

O quinto artigo SÍNTESE DE NANOPARTÍCULAS DE PRATA (NPsAg) EM SOLUÇÃO AQUOSA DE BIOPOLÍMERO de LINARDI, Leonardo Henrique; ZIBORDI, Edson Rodrigo e LOPES, Josias Rogério aborda Nanomateriais híbridos (ou nanocompósitos) e sua formação a partir de componentes orgânicos e inorgânicos. Pensando no destaque da fibroína de seda e gelatina entre os orgânicos, um método de síntese verde foi utilizado para a preparação de um compósito de Fibroína/Nanopartículas de Prata/ Gelatina (Fib/NPsAg/Gel) em solução aquosa. Vale conferir o resultado.

O sexto artigo, da área de educação, TRANSTORNOS DE APRENDIZAGEM: PREJUÍZOS COGNITIVOS PÓS-TRAUMÁTICOS de autoria de CARVALHO, Priscila dos Santos e TRINANES, Maria Teresa R. apresenta uma revisão bibliográfica sobre os prejuízos cognitivos como perda de memória e atenção pós eventos traumáticos. Considerando a proposta de educação inclusiva que está colocada nas escolas brasileiras sabe-se que a criança encontra apoio para recuperação cognitiva, autoestima e promovendo a escolarização plena e digna.

Boa leitura!
Samantha Lodi-Corrêa
Editora


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2022 FOCO: caderno de estudos e pesquisas