Editorial

Samantha Lodi-Corrêa

Resumo


Apresentamos a 17ª edição de FOCO: Caderno de Estudos e Pesquisas, uma publicação das Faculdades Integradas Maria Imaculada (FIMI). O Caderno Foco tem a mesma característica dos cursos da instituição: a diversidade. Desta forma, aceitam-se artigos nas áreas de Arquitetura; Biomedicina; Engenharia Civil; Engenharia Mecânica; Estética, Farmácia; História; Letras; Pedagogia; Química Industrial.

Nesta edição apresentamos 5 artigos. “Levantamento e análise da situação do saneamento básico no município de Aguaí-SP” de autoria de SILVA, Gustavo Oliveira; BRITO, Rafael Augusto de e LEME, Mariane Alves de Godoy aborda a necessidade do saneamento básico no cotidiano dos seres humanos desde as populações mais antigas, como os egípcios, no Brasil com as obras empreendidas pela família real no início de século XIX e atualmente como fatos de bem-estar físico, social e econômico da população. Posteriormente o trabalho aborda um estudo de caso de levantamento e análise da situação do saneamento básico no Município de Aguaí- SP.

O segundo artigo tem como tema “Motivação: contribuições da psicopedagogia no contexto escolar”, estudo desenvolvido por CAVENAGHI, Denise Maria e OLIVEIRA, Lucinda Andréa Goulart de. Partindo de teorias que colocam a motivação como fator que pode influenciar o desempenho dos alunos, a partir de revisão bibliográfica. Debate-se essas teorias e a forma de aplicação desta motivação, bem como a forma que intervenção psicopedagógica junto à equipe escolar pode contribuir com a promoção da motivação no processo de ensino e aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental.


O terceiro artigo “Perfil de utilização de anti-inflamatórios não esteroidais de clientes de uma farmácia do município de Aguaí-SP” foi desenvolvido por PEDRO, Samuel Fantin e MARINI, Danyelle Cristine. Os anti-inflamatórios não esteroidais (AINES) são medicamentos utilizados em diversas áreas clínicas, e agem inibindo a enzima ciclooxigenase (COX), as quais existem três tipos, por serem de venda livre são os mais utilizados em automedicação, podendo causar reações adversas. Com aplicação de questionário buscou-se conhecer como eles são utilizados pela população, que apontou usar sem consulta, principalmente para dor de cabeça. Neste caso, o farmacêutico pode ajudar na conscientização do uso.


“Avaliação do uso de antimicrobianos na odontologia” aponta a pesquisa realizada por PAIXÃO, Beatriz Barbosa e MARINI, Danyelle Cristine tem por objetivo avaliar o uso de antimicrobianos prescritos na área da odontologia, de acordo com a legislação vigente e verificando o nível de orientação dos pacientes em relação à medicação e uso em uma Clínica de Odontologia de Mogi Guaçu-SP. Os resultados apontaram uso de antibióticos pré e pós tratamento de seus pacientes utilizando associações para amenizar a dor e tratar possíveis inflamações decorrentes da patologia especifica.

O quinto artigo “Análise do tratamento em mulheres inférteis devido à endometriose” de MOGGI, Gabriela Chagas e MARINI, Danyelle Cristine conceitua endometriose, sintomas, causas e incidências partindo de revisão bibliográfica para depois aplicar um questionário via redes sociais com amostragem de 100 mulheres. A pesquisa teve como objetivo analisar o impacto significativo que a endometriose cauda dsde a produtividade diária até mesmo a fertilidade dessas mulheres.

Boa leitura!
Samantha Lodi-Corrêa
Editora


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2022 FOCO: caderno de estudos e pesquisas