Editorial

Samantha Lodi-Corrêa

Resumo


Apresentamos a 15ª edição de FOCO: Caderno de Estudos e Pesquisas, uma publicação das Faculdades Integradas Maria Imaculada (FIMI). O Caderno Foco tem a mesma característica dos cursos da instituição: a diversidade. Desta forma, aceitam-se artigos nas áreas de Arquitetura; Biomedicina; Engenharia Civil; Engenharia Mecânica; Estética, Farmácia; História; Letras; Pedagogia; Química Industrial. Nesta edição temos 5 artigos. O primeiro artigo intitulado “O Mito de Orestes: de Ésquilo a Racine e Sartre” é de autoria de FERREIRA, Lidiane e MACHADO LEITE, Guacira da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho". O artigo apresenta a trajetória do herói grego, Orestes, suas transformações e diferentes representações durante a história da literatura, passando pela antiguidade com a trilogia A Orestia, de 458 a.C, do autor trágico grego, Ésquilo, depois passa por duas releituras: na obra Andromaque de Jean Racine (1667) e com a obra As Moscas do filósofo francês Jean-Paul Sartre no século XX.
O segundo artigo “O uso sustentável do Pinus elliottii para a fabricação do MLC – Madeira Laminada Colada” é de autoria de DEPIERI, Rafael; SANTOS, Andressa Carolina Elvino e COSTA, Odilon Antônio Leme da. De acordo com os autores a Madeira Laminada Colada (MLC) é um produto da engenharia com muitas qualidades, dentre elas a alta capacidade de carga, a sustentabilidade, e a leveza quando comparado com aço e concreto de mesma massa. A utilização da madeira da espécie Pinus elliottii como alternativa sustentável, possui características que favorecem sua utilização, como o crescimento rápido, fibras longas, resistência a pragas e seu baixo consumo de água durante seu período de crescimento. Discutindo sustentabilidade fazem um trabalho de revisão bibliográfica.
O terceiro artigo é “Estimativa de custos de um edifício residencial em Mogi Guaçu – SP” dos autores CARDOSO, Ester Alves Cota; SILVA FILHO, Gildo Divino da e FURIGO, Renata de Faria Rocha. A pesquisa apresenta um estudo com metodologias de estimativa de custos para calcular previamente o custo referente a construção de um edifício residencial em Mogi Guaçu-SP. Foram empregados três métodos para estimativa de custos: faixas de serviço, que considera os principais serviços da construção civil; indicadores que fornecem quantitativos de volume de concreto, área de fôrma e peso de aço; e equações de quantificação dos serviços de elétrica e hidráulica. Definidos os parâmetros, utilizou-se indicadores setoriais e equações das quais foram obtidos os resultados pretendidos.
O artigo “Indicadores de manutenção do sistema de drenagem urbana em Mogi Mirim” é o quarto desta edição e tem autoria MACEDO, Filipe Francato; VIEIRA, Flávio Henrique e FURIGO, Renata de Faria Rocha. Considerando que as cidades brasileiras têm um modelo de urbanização e uso do solo que gera impactos negativos sobre os recursos hídricos, principalmente no que diz respeito à drenagem das águas pluviais e pela intensa impermeabilização do solo, o artigo apresenta possíveis indicadores de desempenho, e estudada a sua aplicação sobre uma bacia de drenagem urbana da cidade de Mogi Mirim, no Estado de São Paulo, que podem contribuir para esta discussão e auxiliar o Poder Público em processos de tomada de decisão, pois fornecem informações reais sobre o sistema. O quinto artigo “Psicopedagogia: jogos e a intervenção psicopedagógica” de autoria de SOUZA, Ana Laura; PIRES, Paula Massi Reis. Os jogos apresentam-se como importante ferramenta no processo de ensino-aprendizagem trazendo ludicidade para a criança. Na clínica o psicopedagogo pode usá-los como poderoso meio de intervenção, assim o artigo reflete sobre essa importância dos jogos no atendimento psicopedagógico.
Boa leitura!
Samantha Lodi-Corrêa
Editora


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020 FOCO: caderno de estudos e pesquisas