A CONSCIÊNCIA DO PODER DA LUDICIDADE EM TRANSFORMAR A APRENDIZAGEM EM ALGO SIGNIFICATIVO

Letícia Faria Brunelli, Samantha Lodi-Corrêa

Resumo


Este artigo pode ser considerado como um trabalho de revisão bibliográfica e de estudo de campo através da aplicação de questionários a professores do 1º ao 5º ano[1]. O estudo objetiva investigar a presença da Ludicidade nos anos iniciais do Ensino Fundamental, defendendo o lúdico dos jogos e das brincadeiras, que, ao ser utilizado de forma planejada e com intencionalidade pedagógica, como um recurso de suma importância ao aprendizado, crescimento e desenvolvimento pleno e integral das crianças, deveria ser mais explorado e valorizado no espaço escolar, onde muitas vezes não é visto com seriedade e tal relevância. Em suma, a reflexão que se faz desse uso em sala de aula visa à divulgação e à promoção de novas reflexões aos educadores, os principais responsáveis pela sua inserção no contexto educacional, buscando a conscientização do potencial das atividades lúdicas como metodologia e recurso didático essencial à aprendizagem, proporcionando a construção do conhecimento de forma mais prazerosa e significativa. E, assim, gerar o aperfeiçoamento constante das práticas pedagógicas e o protagonismo infantil na Educação.


[1] A aplicação de questionários foi submetida ao CEP e aprovada pelo CAAE: 25526419.5.0000.5679.


Palavras-chave


Ludicidade; Educação; Jogos e brincadeiras nos Anos Iniciais; Aprendizagem significativa; Desenvolvimento integral

Texto completo:

PDF

Referências


ADAMUZ, R. C.; BATISTA, C. V. M.; ZAMBERLAN, M. A. T. Você gosta de brincar? Do quê? Com quem?. In: SANTOS, S. M. P. (Org.). Vários autores. Brinquedoteca: a criança, o adulto e o lúdico. 2.ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2000.

ANDRADE, Carlos Drummond de. Marinheiro. In: A senha do mundo. Rio de Janeiro: Record, 1997.

ANTUNES, C. O jogo e o brinquedo na escola. In:SANTOS, S. M. P. (Org.). Vários autores. Brinquedoteca: a criança, o adulto e o lúdico. 2.ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2000.

BENJAMIN, W. Reflexões: a criança, o brinquedo, a educação. São Paulo: Summus, 1984.

BOMTEMPO, E. Brinquedo e educação: na escola e no lar. Psicol. Esc. Educ. (Impr.), Campinas, v. 3, n. 1, 1999. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo

Acesso em: 20 mar. 2019.

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Básica. Ampliação do Ensino Fundamental para Nove Anos - Relatório do Programa. Brasília: MEC/SEB. (2004a).

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Básica. Ensino Fundamental de Nove Anos – OrientaçõesGerais. Brasília: MEC/SEB. (2004b).

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Básica. Ensino Fundamental de Nove Anos: orientações para a Inclusão da Criança de Seis Anos de Idade. Brasília: MEC/SEB. (2006b).

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Básica. Ampliação do Ensino Fundamental para NoveAnos – Terceiro Relatório do Programa. Brasília: MEC/SEB. (2006a).

BRASIL. Ministério da Educação. Governo Federal. Base Nacional Curricular Comum - BNCC: Introdução. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 02 de maio de 2019.

LARA, I. C. M. Jogando com a Matemática de 5ª a 8ª série. São Paulo: Rêspel, 2004.

OLIVEIRA, C. C.; COSTA, J. W.; MOREIRA, M. Ambientes Informatizados de Aprendizagem – Produção e Avaliação de Software Educativo.Campinas: Papirus, 2001.

ORSO, D. Brincando, Brincando Se Aprende. Novo Hamburgo: Feevale, 1999.

PIAGET, J. A formação do símbolo na criança. Zahar Editores: Rio de Janeiro, 1951.

QUEIROZ, T. D.; MARTINS, J. L. Pedagogia Lúdica: Jogos e brincadeiras de A a Z.1. ed. São Paulo: Rideel, 2002.

SANTOMAURO, B. Jogos: todo mundo ganha. Revista Nova Escola, São Paulo, SP,Ano XXVIII. nº 260. março de 2013. pp. 30-35.

SANTOS, S. M. P. (Org.). Vários autores. Brinquedoteca: a criança, o adulto e o lúdico. 2. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2000.

SANTOS, S. M. P. Espaços Lúdicos: Brinquedoteca. In: SANTOS, S. M. P. (Org.). Vários autores. Brinquedoteca: a criança, o adulto e o lúdico. 2.ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2000.

TELES, M. L. S. Socorro! É proibido brincar! Rio de Janeiro: Vozes, 1999.

VYGOTSKY, L. S. A Formação Social da Mente. São Paulo: Martins Fontes, 1994.

WADSWORTH, B. Inteligência e afetividade na teoria de Piaget. São Paulo: Pioneira, 1977.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2022 FOCO: caderno de estudos e pesquisas