Editorial

Samantha Lodi-Corrêa

Resumo


Editorial

 

            Apresentamos a 14ª edição de FOCO: Caderno de Estudos e Pesquisas, uma publicação das Faculdades Integradas Maria Imaculada (FIMI). O Caderno Foco tem a mesma característica dos cursos da instituição: a diversidade. Desta forma, aceitam-se artigos nas áreas de Arquitetura; Biomedicina; Engenharia Civil; Engenharia Mecânica; Estética, Farmácia; História; Letras; Pedagogia; Química Industrial. Esta edição conta com 6 artigos de autoria de discentes e docentes da FIMI.

O primeiro artigo “As faces de Machado de Assis em José de Alencar: análise comparativa entre Senhora e Dom Casmurro” de autoria de RIGOTTI, Gabriela Fiorin e LOPES, Marcelo Donizete dos Santos, aborda José de Alencar, escritor da era romântica, em seu romance Senhora, temas realistas que podem ser identificados como prenúncio da classe literária que estava por vir. Além de incluir características realistas machadianas presentes em Dom Casmurro. Em uma análise comparativa destes dois romances tendo como referência Coutinho e Bosi, este texto visa evidenciar o motivo pelo qual Alencar é considerado o Rei Real Romântico, fundador de uma identidade real nacional precursora e vanguardista.

O segundo artigo “Avaliação de custos e qualidade de dois materiais considerados sustentáveis na construção civil”, pesquisa de MARTINS, Débora Fernanda e LEME, Mariane Alves de Godoy explicita o crescimento perceptível as construção civil, no entanto, o setor é um grande consumidor de recursos naturais e de energia, além de ser responsável pela geração e disposição de resíduos sólidos. Na busca de minimizar os impactos ambientais oriundos da construção civil, surge o conceito da construção sustentável. Desta forma, busca-se custos e características de dois materiais ecologicamente corretos para que uma avaliação em relação à materiais convencionais. Quando comparado preços e características dos materiais em questão, nota-se uma grande diferença, porém o sustentável ainda tem suas vantagens e economias a longo prazo.

 

 

            O terceiro artigo “Analise do Meio Físico do Município de Mogi Guaçu-SP”, de autoria de CARLOS, Robert Rilson e ROQUE, Antoniane Arantes de Oliveira debate o crescimento desordenado da área urbanizada de todo município, que traz impactos cada vez maiores ao erário público e ainda mais impactos ao ambiente, devido à infraestrutura não dimensionada para esta ocupação rápida. Assim o crescimento do meio urbano do município de Mogi Guaçu- SP foi mapeando sua evolução temporal (ano de 1991, 2001 e 2015), utilizando como metodologia a vetorização em imagens dos satélites Landsat 5, 7 e 8, imagens da órbita/ponto 219/76, sensores TM, ETM+ e OLI, numa escala de 1:40.000 sendo classificadas a partir da interpretação visual, com a delimitação manual da mancha urbana da cidade, através de edições vetoriais no programa QGIS 2.10.1. Os dados do crescimento e suas causas podem ser conferidos nesta pesquisa.

O quarto artigo “Manipulação Genética: aplicações das técnicas de Terapia Gênica” de autoria de MACHADO, Bruna Fernandes e CHIROTTO FILHO, Luiz Roberto aborda que os avanços da biotecnologia e recorrentes pesquisas da engenharia genética, possibilitou o surgimento de novas técnicas disponíveis e, em particular, a terapia gênica. Debatendo sobre as possibilidades de tratamento genético e o tipo mais utilizado em células somáticas que possuem a capacidade de receber a proteína terapêutica sem alterar a hereditariedade do indivíduo  fazem uma revisão de literatura sobre doenças que podem ser indicadas para ensaios clínicos para a terapia gênica, como: câncer, doenças monogênicas, doenças cardiovasculares, doenças infecciosas.

O quinto artigo “A viabilidade prática da Atenção Farmacêutica” de autoria de DANIELLI, André Alexandre, MARINI, Danyelle Cristine e ZUIM, Nádia Regina Borim. Iniciando pela necessidade de modificar o modo como é visto as farmácias e drogaria, que não deve ser vista como simples estabelecimento comercial, mas como de saúde, com obrigatoriedade de presença dos farmacêuticos para a realização dos serviços farmacêuticos. Dentre os muitos serviços apropriados a estes estabelecimentos pode-se citar a atenção farmacêutica, uma assistência individualizada voltada para a avaliação da terapia farmacológica, as reações adversas, uso racional de medicamentos, eficácia do tratamento e outros problemas relacionados a medicamentos. Assim o presente artigo fez uma pesquisa com profissionais para verificar a visão e o tipo de serviço prestado pelos farmacêuticos.

O sexto artigo “Perfil de Dispensação de medicamentos laxativos em Farmácias do município de Mogi Guaçu/SP” de autoria de FERREIRA, Taciara Salvalaio; MARINI, Danyelle Cristine; ZUIM, Nádia Regina Borim, pensando a obstipação intestinal e seus sintomas clínicos, uma porcentagem da população tem uma predisposição a utilizar os laxantes de forma abusiva, tanto os convencionais, fitoterápicos como os homeopáticos. O artigo teve por objetivo de identificar os usuários de laxantes nas drogarias do Município de Mogi Guaçu, e analisar os critérios que utilizaram para escolha e os tipos de laxantes dispensados. O papel do farmacêutico neste contexto é um dos fatores mais importantes, pois eles são capazes de aconselhar o paciente antes de iniciar um tratamento farmacológico dando orientações sobre os riscos à saúde do paciente, os resultados podem ser conferidos no íntegra.

 

Boa leitura!

Samantha Lodi-Corrêa

Editora

 


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2019 FOCO: caderno de estudos e pesquisas