Editorial

Samantha Lodi-Corrêa

Resumo


Editorial

 

            Apresentamos a 13ª edição de FOCO: Caderno de Estudos e Pesquisas, uma publicação das Faculdades Integradas Maria Imaculada (FIMI). O Caderno Foco tem a mesma característica dos cursos da instituição: a diversidade. Desta forma, aceitam-se artigos nas áreas de Arquitetura; Biomedicina; Engenharia Civil; Engenharia Mecânica; Estética, Farmácia; História; Letras; Pedagogia; Química Industrial.

O primeiro artigo LEITE E LÁCTEOS: UMA PESQUISA SOBRE O MERCADO de autoria de HARDER, Marcia Nalesso Costa; SILVA, Bruno Luís da; FACCO, Célia Aparecida Quini; e SACCONI, Fernando Sérgio. Os autores da debateram o mercado de alimentos que cresce anualmente ao mesmo tempo que esta demanda preocupa-se com a uma alimentação melhor. O setor produtivo da cadeia do leite segue esta tendência, mas também leva em conta questões como sazonalidade de produção, desta forma o artigo objetiva um estudo bibliográfico, com a posição de especialista na área para analisar este setor promissor.

O segundo artigo AVALIAÇÃO DAS COMPLICAÇÕES PULMONARES NA ANEMIA FALCIFORME EM PACIENTES DO HEMOCENTRO- UNICAMP, com autoria de IRALA, Lais de Cassia Pinheiro; RODRIGUES, Renata Lopes. Abordando Doença falciforme - termo genérico usado para nomear um grupo de alterações genéticas e hereditárias caracterizadas pelo predomínio de uma hemoglobina anormal denominada de hemoglobina S (HbS), e chegando no perigo da anemia falciforme - quando o pulmão é um dos órgãos mais acometidos, com complicações pulmonares que incluem síndrome torácica aguda, hipertensão pulmonar, asma e casos de infecções, que aumentam o risco de morte.  Considerando este risco foi avaliada a prevalência destas complicações em pacientes portadores de anemia falciforme no Hemocentro da Unicamp.

O terceiro artigo, RECICLAGEM DE RESÍDUOS SÓLIDOS NA CONSTRUÇÃO CIVIL realizado por MACENA, Clayton Luis; LEME, Mariane Alves de Godoy. A construção civil, setor estratégico da economia brasileira ainda é considerada deficiente no setor de reciclagem dos resíduos sólidos de construção e demolição, dessa forma os autores debatem a necessidade de planos integrados municipais para gerenciamento de resíduos para reciclagem e metodologias de controle de qualidade dos produtos gerados. Através de revisão bibliográfica estudos de casos reforçam os aspectos sociais, econômicos e ambientais da reciclagem e reuso dos resíduos sólidos.

O artigo quarto de nossa edição é ANÁLISE DO PERFIL HEMATOLÓGICO DE PRATICANTES DE ATIVIDADE FÍSICA PARA HIPERTROFIA MUSCULAR, USUÁRIOS OU NÃO DE SUPLEMENTOS E ESTERÓIDES ANABOLIZANTES com autoria de MARQUES, Giovana Cristina; FERRE-SOUZA, Viviane; parte do fato que a prática de atividades físicas e a busca do corpo perfeito vêm despertando interesse de diversos indivíduos, o que leva à utilização de suplementos e esteroides anabolizantes para potencializar seu rendimento e resultado durante o período de treino. Assim, o objetivo do trabalho foi analisar e comparar o perfil hematológico de indivíduos que praticam atividade física resistida (musculação) com o objetivo de hipertrofia muscular que utilizam suplementação ou esteroides anabolizantes com os que não utilizam nenhum tipo de suplementação, no intuito de identificar possíveis alterações que possam prejudicar a saúde dos mesmos. Foram realizadas análises na série vermelha do sangue em trinta indivíduos de academias de dois municípios do Estado de São Paulo (Mogi Guaçu e Mogi Mirim).

O artigo número cinco de autoria de BONDANÇA, Renata Pierobon Pinto; MARINI, Danyelle Cristine; e ZUIM, Nádia Regina Borim, intitulado AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA EM PACIENTES COM OSTEOPOROSE NO MUNICÍPIO DE AGUAÍ-SP inicia pontuando o que osteoporose, doença que se caracteriza pela diminuição da massa óssea e deterioração da estrutura do tecido ósseo e com isso há um aumento da probabilidade de fraturas. Os portadores de osteoporose possuem graves consequências clínicas; a dor lombar é a mais comum delas, afetando a qualidade de vida do paciente. Atividade física, cálcio e vitamina D são fundamentais para prevenção da doença, que pode ser diagnosticada por exames de densitometria óssea e dos marcadores biológicos do metabolismo ósseo são realizados para detectar a doença. O objetivo foi analisar a qualidade de vida de pacientes na cidade de Aguaí-SP através de pesquisas e questionários e posteriormente, trabalhar com conscientização.

 

Boa leitura!

Samantha Lodi-Corrêa

Editora


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2019 FOCO: caderno de estudos e pesquisas