Editorial

Samantha Lodi-Corrêa

Resumo


Apresentamos a 12ª edição de FOCO: Caderno de Estudos e Pesquisas, uma publicação das Faculdades Integradas Maria Imaculada (FIMI). Criada com o intuito de divulgar os trabalhos relizados nas áreas que envolvem Pedagogia, Letras, Ciências com habilitação em: Biologia, Matemática e Química, Engenharia Civil, Farmácia, História, Química Industrial, Biomedicina e Estética.

O primeiro artigo CONTRIBUIÇÃO À SOLUÇÃO DO PROBLEMA DE DESPEJO IRREGULAR DE ESGOTO DOMÉSTICO, de autoria de SANTOS, Rogério Marinho dos; ROQUE, Antoniane Arantes de Oliveira aborda a atenção necessária para a destinação do esgoto sanitário doméstico, pois a degradação do ambiente e contaminação das águas pode ocasionar doenças. ste trabalho teve como objetivo mapear os tipos de vícios da população quanto à destinação inadequada do esgoto doméstico, com uma pesquisa de campo detalhada em três loteamentos de chácaras situadas no município de Mogi Mirim/SP.

O segundo artigo ESTUDO DA INFLUÊNCIA DE DIFERENTES TIPOS DE ADJUNTOS NO PROCESSO DE FABRICAÇÃO DA CERVEJA, pesquisa realizada por SILVA, Renan Henrique da; ESTEVES, Diogo de Assis; DEPIERI, Matheus, que produziram três tipos de cerveja, incluindo a puro malte, e as outras duas com utilização dos adjuntos batata e milho. O presente trabalho teve a finalidade de avaliar a incorporação de diferentes adjuntos no processo de fabricação da cerveja. Realizaram-se as análises de teor alcoólico, extrato real, extrato aparente, pH, sólidos solúveis e estabilidade de espuma.

O terceiro artigo, intitulado USO DE TECNOLOGIAS NA REDUÇÃO DO CONSUMO DE ÁGUA NO CAMPUS DAS FACULDADES INTEGRADAS MARIA IMACULADA NA CIDADE DE MOGI GUAÇU, de autoria de CERRUTI, João Antonio; FURIGO, Luiz Manoel teve como objetivo identificar o consumo de água em banheiros coletivos, especificamente em vaso sanitário, sendo este o detentor da maior demanda por água e onde se pode obter resultados mais rapidamente, encorajando os responsáveis a realizarem as mudanças necessárias, sejam elas com a substituição de equipamentos por aqueles com tecnologia para reduzir o consumo ou até mesmo com a conscientização da população.

O artigo quarto de nossa edição APLICAÇÃO DE BIOFILME COMESTÍVEL A BASE DE QUITOSANAE DEXTRINA EM PERAS ARMAZENADAS SOB REFRIGERAÇÃO foi realizado por ALMEIDA, Jéssica Cássia; DEZIDERIO, Marcela Aparecida; MALDONADO, Rafael Resende teve como objetivo aplicar um biofilme comestível a base de quitosana (1% m/v) e dextrina (3% m/v) e/ou branqueamento químico,visando ampliar o tempo de conservação de peras minimamente processadas armazenadas sobre refrigeração. A pera é um fruto comestível que possui propriedades nutritivas tais como vitaminas, sais minerais e fibras. Contudo este fruto é perecível e necessitada aplicação de diferentes tecnologias para prolongar avida de prateleira. Uma das formas de se obter isso é através da utilização de biofilmes comestíveis, os quais ampliam a conservação de alimentos.

O artigo número cinco de autoria de PEREIRA, Clélia Maria da Silva; FERNANDES, Camila Stefani Estancial, intitulado AVALIAÇÃO DO CICLO DA ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA NAS FARMÁCIAS HOSPITALARES DE MOGI GUAÇU E MOGI MIRIM- SP teve como objetivo conhecer e caracterizar o ciclo da assistência farmacêutica nas farmácias hospitalares dos principais hospitais de Mogi Guaçu e Mogi Mirim. Trata-se de um estudo descritivo quecaracterizou as atividades da assistência farmacêutica de quatro hospitais localizados nos municípios de Mogi Guaçu e Mogi Mirim – SP, por meio de um questionário específico aplicado aos farmacêuticos responsável pelas unidades estudadas. Considerando o aumento do volume de resíduos gerados pela construção civil os autores trabalharam com possibilidades de redução do impacto com a proposta de reduzir, reutilizar, reaproveitar e transformar ações de acordo com legislação vigente.

 

Boa leitura!

 

Samantha Lodi

 

 

 


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2018 FOCO: caderno de estudos e pesquisas