ANÁLISE ESTRUTURAL DE MEZANINO METÁLICO PELO MÉTODO SLOPE DEFLECTION COM O AUXÍLIO DA PLANILHA EXCEL

Alcides Veroneze Marques, Ildéberti Alves Pereira, Luis Renato Chiarelli, Antônio Medeiros Da Paixão

Resumo


O objetivo é o de apresentar aos profissionais de engenharia, bem como estudantes, técnicos e projetistas estruturais, um método para análise estrutural aplicável em qualquer modelo de estruturas. Este método é o Slope-Deflection (inclinação-deflexão), um método de deslocamentos, que neste trabalho foi utilizado para analisar um mezanino metálico, com auxílio do Excel e direcionado para um posterior dimensionamento com perfis formados a frio. É um método de deslocamentos, pois as equações de equilíbrio são expressas em termos de deslocamentos desconhecidos dos nós. Torna-se importante porque apresenta os momentos em função dos deslocamentos nas extremidades das barras, sendo utilizado como base para muitos softwares usuais de análise estrutural. A análise com o Slope-Deflection é bastante simples e intuitiva, fornecendo os resultados dos esforços atuantes no mezanino e o seu comportamento estrutural. Esta análise possibilita dimensionar uma estrutura personalizada, com garantias estruturais, orçamentárias, com segurança e equilíbrio do conjunto estrutural. Os resultados obtidos com o Slope-Deflection, foram comparados com os resultados do software comercial mCalc3D, verificando-se que as diferenças obtidas foram insignificantes, apresentando uma variação média de 0,3% para as reações verticais e horizontais; 0,35% para os momentos nas extremidades das barras e 3,27% para os deslocamentos.

Texto completo:

PDF

Referências


ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE MOVIMENTAÇÃO E LOGÍSTICA (ABML). . Acesso em 1 maio de 2017.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS (ABNT). NBR 14762:2010. Dimensionamento de estruturas de aço constituídas por perfis formados a frio.

CHAMBERLAIN Pravia, Zacarias M. Projeto e Cálculo de Estruturas de Aço: Edifício industrial detalhado/ Zacarias Martin Chamberlain Pravia, Ricardo Ficanha, Ricardo Fabeane. Rio de Janeiro: Elsevier, 2013.

CHIAVERINI, V. Aço e Ferros Fundidos. 7ª ed. São Paulo: Associação Brasileira de Metais, 1996.

LEET, Kenneth. Fundamentos da análise estrutural / Kenneth M. Leet, Chia-Ming Uang, Anne M. Gilbert; revisão técnica Pedro V. P. Mendonça. São Paulo: McGraw-Hill, 2009.

MCCORMAC, J.C. Structural Analysis. Pennsylvania: International Texbook Company, 1969.

PFEIL, W; PFEIL, M. Estruturas de aço – Dimensionamento prático. LTC. 2009.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2022 FOCO: caderno de estudos e pesquisas