INDICADORES DE MANUTENÇÃO DO SISTEMA DE DRENAGEM URBANA EM MOGI MIRIM

Filipe Francatto Macedo, Flávio Henrique Vieira, Renata de Faria Rocha Furigo

Resumo


O crescimento urbano tem gerado impactos significativos na infraestrutura de recursos hídricos e com a diminuição das áreas permeáveis, aumentou a necessidade de um sistema de drenagem urbana eficiente. Para melhorar a eficiência desses sistemas, é preciso um estudo de entendimento e uma priorização das necessidades do setor estudado, gerando possíveis indicadores de desempenho. Neste artigo são apresentados os estudos realizados através de coleta de dados e indicadores de desempenho, os quais auxiliam na detecção dos problemas e tomadas de decisões, pois fornecem informações reais sobre o sistema. Espera-se que este estudo sirva como base para futuras propostas de melhorias no sistema de drenagem urbana da cidade de Mogi Mirim no Estado de São Paulo.


Palavras-chave


Planejamento; Drenagem Urbana; Indicadores de Desempenho; Coleta de Dados.

Texto completo:

PDF

Referências


AQUAFLUXUS. Drenagem Urbana. Clássica x Sustentável. {S.I.}:2013. Disponível em: . Acesso em: 10 jun. 2017.

AQUAFLUXUS. Macrodrenagem e microdrenagem. Os subsistemas característicos da drenagem urbana. {S.I}:2013. Disponível em: . Acesso em: 06 mai. 2017.

AQUINOS, M. C. O desafio da drenagem urbana – {S.I.}. Disponível em: . Acesso em: 14 out. 2017.

CAMARA MUNICIPAL DE MOGI MIRIM – Rio Mogi Mirim. {S.I.}. Disponível em: . Acesso em:18 set. 2017.

CANHOLI, A. P. Drenagem Urbana e Controle de Enchentes. São Paulo. Oficina de textos, 2005.

CARDOSO, M. A. Avaliação de desempenho de sistemas de drenagem urbana. Tese de Doutorado pela Universidade Técnica de Lisboa. Lisboa 2008.

FERNANDES, R. O. Introdução a Drenagem Urbana – Microdrenagem. {S.I.}. Disponível em: . Acesso em: 14 out. 2017.

FONTE HÍDRICA. Impactos da urbanização em bacias hidrográficas. {S.I.}:2011. Disponível em: . Acesso em: 23 set. 2017.

GOVERNO DE MOGI MIRIM. Planejamento e mobilidade urbana. Plano diretor. {S.I.}. Disponível em: . Acesso em: 12 maio 2017.

IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. População e domicílios em grade estatística. Censo 2010. {S.I.}. Disponível em: . Acesso em: 12 de nov. 2017.

MARQUES, C. E. B. Métodos para formulação de planos diretores de drenagem urbana. Dissertação de Mestrado em Tecnologia Ambiental de Recursos Hídricos pela Universidade de Brasília. Brasília 2006. Pag. 1.

MENDONÇA, E. C. Metodologia para avaliação de desempenho de sistemas de drenagem urbana. 2009. Dissertação de Mestrado. Departamento de Engenharia Civil e Ambiental. Universidade Federal de Brasília, Brasília, 2009.

MOURA, P. M. Contribuição para a avaliação global do sistema de drenagem urbana. Dissertação de Programa de Pós-Graduação em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos. Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2004

RAMOS, C. L. e outros. Diretrizes básicas para projeto de drenagem urbana no município de São Paulo. Fundação centro tecnológico de hidráulica. São Paulo, 1999.

SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO URBANO DE SÃO PAULO. Manual de drenagem e manejo de águas pluviais. Gerenciamento do sistema de drenagem urbana. São Paulo. SMDU/SP, 2012.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020 FOCO: caderno de estudos e pesquisas